Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Batalhão de Choque deixa dois estudantes desacordados em desocupação na Secretaria de Educação do RJ
23 de May de 2016
“Nunca nossos direitos educacionais estiveram tão em risco”, diz Daniel Cara
25 de May de 2016
Mostrar todos os posts

Estudantes ocupam escola do Mato Grosso contra a privatização do ensino

Contra o projeto de privatização do ensino estadual imposto pelo governador Pedro Taques (PSDB), na noite do último domingo (22), estudantes ocuparam a escola Elmaz Gattas Monteiro, em Várzea Grande (MT). O primeiro colégio ocupado pelos mato-grossenses já reúne 130 secundaristas da cidade e da capital.

A ocupação, que pede a apuração das denúncias de superfaturamento na compra das merendas escolares, também protesta contra corrupção no governo e pressiona pela abertura imediata de uma CPI. Atualmente, a Secretaria de Educação está sob investigação por suposto envolvimento em esquema de propina que, segundo a “Operação Rêmora”, há indícios de desvios de R$ 56 milhões na realização de obras de reforma e construção de escolas.

PROFESSORES EM LUTA
Nesta segunda-feira (23), durante a Assembleia do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep/MT), os profissionais da educação também denunciaram os ataques que a educação sofre no estado, deflagrando greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (31).

“Estudantes e professores estarão juntos ocupando suas escolas, indo às ruas para defender uma educação integralmente pública”, afirmou o presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME), Juarez França.
13244036_718781384891359_3419169709609625198_o
NÃO À PRIVATIZAÇÃO
Sem consultar a comunidade escolar, no último dia 12, o governo publicou edital para parceria público-privada (PPP) para projeto, construção, reforma, ampliação, manutenção, gestão e operacionalização de serviços não pedagógicos de 76 escolas estaduais e 15 Centros de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefapros). “Nós não podemos dar mais tempo para o governador atuar, ele vem assinando contratos que podem comprometer a educação do nosso estado para os próximos 35 anos”, explicou Juarez em Carta dos Estudantes da Ocupação. Assista abaixo.