Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Página no Facebook reúne relatos de assédio praticado por professores
24 de February de 2016
Estudantes contra a nova partilha do pré-sal
24 de February de 2016
Mostrar todos os posts

Em São Mateus (ES), ano letivo começa com lutas e vitórias na educação

As aulas nas escolas de São Mateus, município da região norte do Espírito Santo, começaram há apenas 10 dias e já conta com grandes vitórias. No dia 15 de fevereiro, primeiro dia do ano letivo, as escolas da cidade estavam sem nenhum profissional de limpeza e com quadro reduzido de professores.

Para pressionar o governo municipal, os estudantes, professores, pais, associações de moradores, Comitê Municipal de Educação do Campo, MST e a UMES São Mateus organizaram o movimento “Levante pela educação” que ocupou a prefeitura durante 24 horas.

“O governo municipal não contratou professores e funcionários para o início das aulas, a previsão de contratação seria somente em março. A realidade da volta às aulas foi a de escolas com 800 alunos sendo atendidas por apenas sete professores e sem merenda”, relembra o secundarista da UMES e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Pedro Evencio.

Os estudantes ocuparam também as ruas com carteiras, realizaram passeatas e pressionaram a prefeitura, que já estabeleceu prazo para normalização do quadro de funcionários por meio de novas contratações.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, NO CAMPO E NA CIDADE!

Os estudantes do campo também foram afetados pela política de corte da gestão municipal, que interrompeu o transporte escolar e encerrou o programa de extensão após o horário de aula.

A pressão resultou ainda no compromisso da prefeitura em revitalizar as estradas, demanda dos estudantes do campo, reativação dos programas interrompidos, revisão do edital público da merenda escolar adequando-o a realidade da agricultura familiar.