Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Parlamentares Jovens lançam carta em defesa da democracia e contra o golpe
25 de May de 2016
Primavera Secundarista: a luta de quem ocupa as escolas do Brasil
25 de May de 2016
Mostrar todos os posts

Com bloco fora Temer, nesse domingo (29) milhares vão às ruas na 20ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo

Foto: divulgação

No dia 29 de maio, a partir das 10h, acontece a 20ª Parada do Orgulho LGBT, na Avenida Paulista, em São Paulo. Organizada pela ONG APOGLBT-SP , a edição de 2016 tem como tema “Lei de Identidade de Gênero Já! Todas as Pessoas Juntas Contra a Transfobia!”. Até  essa quarta-feira (25), 10 mil pessoas já haviam confirmado presença no evento organizado através Facebook.

A página oficial do ato lançou a campanha “Marque-se”, convidando participantes a publicarem fotos com o rosto pintado das cores da bandeira trans, utilizando a hashtag #ChegadeTransfobia.

Um estudo realizado pela ONG Transgender Europe (TGEU), que compreende os anos de 2008 a 2015, revelou que o Brasil é o país que mais mata transexuais e travestis em todo o mundo. Só nesse período, ocorreram 604 mortes. No ano de 2012, um relatório feito pela Secretaria de Direitos Humanos, que atualmente deverá ser incorporada ao Ministério da Justiça e Cidadania, indicou que através do Disque 100, foram constatados 3.084 casos de violência contra LGBTs. Ao todo, foram 4.851 vítimas do preconceito popular.

BLOCO FORA TEMER NA PARADA

O apoio de outros grupos sociais, que trazem mais pautas à passeata já foi firmado.  O “Bloco Fora Temer! Golpe não! Na 20° Parada do Orgulho LGBT” , composto pelo movimento estudantil e os mais diversos públicos, está se organizando para integrar o evento.

A mobilização da população LGBT, unificada às manifestações de outras categorias da sociedade, acontece num período significativo e  pode demonstrar o descontentamento da população para com o cenário político atual. Com a tomada de posse do ilegítimo presidente Michel Temer, um grande cenário de retrocessos tem se configurado. Direitos da população, e em especial da comunidade LGBT, correm grande risco de suspensão, como o decreto assinado pela presidenta afastada Dilma Rousseff, que determinou que transexuais e travestis pudessem utilizar nome social no serviço público federal.

O presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Emerson Santos, fala sobre o bloco e enfatiza a ameaça aos direitos do público LGBT. “O bloco será composto por entidades estudantis e setores da sociedade que querem aproveitar o espaço para denunciar o golpe em nosso país. Essa vigésima edição acontece mediante a um cenário de grandes retrocessos para a população LGBT”, afirma.

Emerson citou ainda a posse de Alexandre de Moraes, ex-secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que agora assumiu o Ministério da Cidadania e Justiça, que deverá receber a Secretaria de Direitos Humanos. “Alexandre mandava bater em estudantes que travavam luta aqui nas ruas, é o principal repressor dos movimentos sociais, hoje está no Ministério da Cidadania e Justiça, que deverá conduzir as pautas de direitos humanos”, lamenta.