Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESPÍRITO SANTO INICIA SÉRIE DE ATOS CONTRA O AUMENTO
13 de January de 2016
MULHERES RELATAM CASOS DE VIOLÊNCIA EM 55 REDAÇÕES DO ENEM
14 de January de 2016
Mostrar todos os posts

ALAGOAS CONTRA AUMENTO ABUSIVO DAS TARIFAS

Estudantes e trabalhadores foram às ruas de Maceió (AL) na tarde desta quarta-feira (13) para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus na capital. O ato que partiu da Praça Sinimbú, no centro, seguiu em direção à Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal), que foi ocupada.

Na última semana, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) junto aos empresários de ônibus participaram de uma reunião organizada pelo Conselho Municipal de Transporte, onde decidiram pelo reajuste da passagem de R$ 2,75 para R$ 3,15!

A Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA) lançou nota afirmando que o reajuste é arbitrário. “É necessário alertar que o reajuste não advém do preço estabelecido pelo edital da licitação realizado no final do ano de 2015, mas sim, pelo aumento do salário mínimo, da gasolina e dos estragos causados devido aos incêndios de alguns coletivos. De acordo com o texto do edital, o reajuste passa a ser efetuado a partir do primeiro ano de licitação, permitindo assim mais um aumento no final do ano de 2016”, alerta.

O presidente da AESA, Pedro Mendes, esclarece a pauta da reivindicação. “Os estudantes e trabalhadores não vão pagar pelo luxo dos empresários. Nossos ônibus são sucateados, dividimos espaços com as baratas e a frota de ônibus não corresponde à demanda da cidade. Por esses e outros motivos esse aumento é absurdo e inaceitável”, afirmou Pedro Mendes, presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas”, diz.

O representante da UNE, Devid Tenório, afirmou que esta manifestação foi apenas o pontapé inicial. “Seguiremos mobilizados contra o aumento e, em confluência com os atos nacionais, seguiremos dizendo não a esse absurdo”, afirma.

A passeata, que também mobilizou um “Libera Catraca” nos corredores de ônibus, também pautou o passe livre estudantil e melhores condições de trabalho para os cobradores de ônibus e a ameaça de demissão em massa.

Na próxima sexta-feira (15), uma nova reunião foi marcada para definir os rumos das novas manifestações. A concentração acontecerá da plenária acontecerá na sede do DCE da UFAL, no Centro.