Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ocupações de escolas chegam ao Ceará com força total
29 de abril de 2016
Há um ano, Beto Richa promovia massacre aos professores do Paraná
29 de abril de 2016
Mostrar todos os posts

Alagoas aprova “Lei da Mordaça”, que proíbe professores de opinar em sala de aula

Na última terça-feira (26), os deputados estaduais do Alagoas decidiram derrubar o veto do governador Renan Filho (PMDB) ao projeto Escola Livre e aprovaram, por 18 votos a 8, a promulgação da lei que obriga os professores a “manter neutralidade” em sala de aula – o que, na prática, significa que estão proibidos de falar sobre assuntos políticos, religiosos e ideológicos, sob penas que variam de suspensão a demissão por justa causa.

O projeto, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (PMDB), havia sido aprovado por unanimidade em primeira e segunda votações na Assembleia Legislativa no ano passado, mas foi vetado pelo governador, alegando institucionalidade. Durante a sessão desta terça, a Polícia Militar agrediu educadores e alunos favoráveis à manutenção do veto que foram impedidos de assistir à votação.

A lei foi apelidada pelos professores, estudantes e movimentos sociais alagoanos de “Lei da Mordaça” e recebeu fortes críticas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Alagoas passa a ser o primeiro estado do país a ter uma lei que pune professores por opiniões em sala de aula e delimita a atuação dos profissionais.

“Agora o professor está proibido de tocar em determinados assuntos, como religião, gênero e política”, diz Pedro Mendes, diretor da UBES em Alagoas e presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA). “Isso é muito ruim, porque você impede a formação do aluno, e a punição do professor depende apenas de uma simples denúncia de alguém que não concorde com o que ele disse.”

Os estudantes e educadores alagoanos têm organizado manifestações contrárias à promulgação da lei pelas ruas de Maceió e em frente à Assembleia Legislativa. “A manifestação é em defesa da democracia. A Lei da Escola Livre nada mais é do que a lei da ditadura. Temos que reagir”, defende Ester Ferreira Leite, professora da rede pública e participante de um dos atos.

Com apoio dos secundaristas, o Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro/AL) acionou sua assessoria jurídica para um estudo do Projeto de Lei “Escola Livre” e o ingresso de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a matéria aprovada pelos deputados estaduais.

“Existe uma grande movimentação de vários setores, inclusive da Secretaria de Educação, para entrar com recursos no STF e no Ministério Público para derrubar a lei, que é inconstitucional e afeta a liberdade dos professores”, explica Pedro.