Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

A Caravana de Grêmios da UBES no Maranhão foi um grande aprendizado de vida
7 de December de 2016
Ocupações e filme alemão inspiram arte do 3º Encontro de Grêmios da UBES
9 de December de 2016
Mostrar todos os posts

7 motivos para ir ao 3º Encontro Nacional de Grêmios da UBES

Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, a UBES desembarcará em Fortaleza (CE) para realizar seu 3º Encontro Nacional de Grêmios e o 1º Encontro LGBT. Em sua terceira edição, o ENG irá reafirmar o protagonismo estudantil, aprofundar as discussões e reforçar uma das principais bandeiras do movimento estudantil: a luta pela construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

Para que você não deixe de participar desse evento que deve reunir mais de 2.000 jovens de todas as regiões do Brasil, a UBES te conta aqui, os 7 motivos por que você deve ir ao 3º ENG. Se liga!

1-  Momento para compreender e reforçar o papel do grêmio estudantil nas escolas

O encontro traz aos estudantes a oportunidade de esclarecer a atuação do grêmio estudantil dentro das escolas. Entender a formação, a função e o funcionamento do grêmio são os principais pontos que fazem parte desse processo. Além disso, a experiência do ENG mostra aos secundaristas toda a luta que só se torna possível construir a partir da estruturação do grêmio nas instituições de ensino. É ele que permite os debates de pautas estudantis que são votadas democraticamente pelos estudantes.

30603628201_6cd5929651_o

2- Construção de escolas mais democráticas e representativas

O Grêmio Estudantil luta por um modelo de ensino mais participativo, democrático, no qual os estudantes são os principais agentes no processo de mudanças, para a construção de uma escola mais conectada com o século XXI.

Ao discutir propostas para sua escola, analisá-las em conjunto e aprová-las ou reprová-las, a juventude exerce sua cidadania e torna-se protagonista na conquista de uma educação pública de qualidade. Toda a participação da comunidade estudantil garante o desenvolvimento de uma escola representativa, que dialoga com a realidade dos secundaristas brasileiros.

É ainda nesse cenário de grandes retrocessos impulsionados pelo governo ilegítimo de Michel Temer, que a entidade convoca seu 1º Encontro LGBT, intensificando a luta contra a intolerância e evidenciando a importância da construção uma escola mais inclusiva, livre de preconceitos, que enfatize e respeite a diversidade, fatores que contribuem para a formação de uma sociedade menos injusta e repressora.

25963744450_6af27a39db_o

3- Compartilhar experiências

Outra razão importante para participar do 3º ENG e do 1º Encontro LGBT é a possibilidade de partilhar experiências com estudantes de diversas partes do Brasil. O evento deverá reunir mais de 2000 jovens de todo país para debater e aprofundar questões interligadas a educação. O encontro de estudantes que detêm as mais diversas experiências de luta, adquiridas ao longo dos anos, demarca um rico momento para o compartilhamento de ideias e vivências, fatores que podem potencializar e renovar o espírito de luta comum aos secundaristas.

30583423245_1ff2be27ba_o

4- Reafirmar a luta e as pautas estudantis

Apesar das pautas específicas de cada estado e de cada escola, o movimento estudantil de todo Brasil compartilha de um mesmo objetivo: a construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Para isso, as pautas defendidas por estudantes de todo território nacional buscam um projeto de escola mais inclusivo, atual, representativo e livre de preconceitos.

Além disso, em todo país secundaristas ocupam espaços públicos e escolas perpetuando a luta contra o desmonte do ensino, que será promovido pela PEC 55 e a MP de ‘deforma’ do ensino médio . Nesse cenário, o 3º ENG e o 1º Encontro LGBT irão fortalecer e consolidar as lutas dos secundaristas brasileiros.

22626162697_aa811002ac_o

5- Aprofundamento  do país do debate sobre a atual conjuntura 

Diante de um golpe de estado e, portanto, da tomada de posse de um projeto de governo que não foi eleito pelas urnas, o movimento estudantil segue lutando. Nessa conjuntura, o governo ilegítimo de Temer busca impor suas propostas retrógradas ao Brasil, como a PEC 55, que irá congelar o futuro da população pelos próximos 20 anos  e a medida provisória de ‘deforma’ do ensino médio, que ataca o Plano Nacional da Educação (PNE) e retira o pensamento crítico das salas de aula. Além disso, circulam ainda, projetos que silenciam investigações, colaborando para a impunidade e para um Brasil mais injusto e desigual.

É a partir desse grave quadro que lideranças estudantis irão se reunir em Fortaleza para o 3º Encontro Nacional de Grêmios. O evento deverá abordar o atual quadro enfrentado pelo Brasil, buscando aprofundar a discussão e ilustrar os próximos passos, oferecendo diretrizes à luta dos estudantes brasileiros.

reforma não_

6- Adquirir conhecimento sobre o estado e sua história

Um dos principais palcos para a formação da cultura e da história nacional, o Ceará é um local extremamente rico do ponto de vista histórico. Os registros contam que o estado foi o primeiro a abolir a escravidão, no ano de 1884. Você sabia que “Ceará” surgiu da palavra “siará”, que em tupi-guarani significa “canto da jandaia”? Uma espécie de papagaio bastante comum na região.

Participar do 3º ENG é uma ótima oportunidade para explorar, tomar conhecimento a respeito dessas e de outras curiosidades e informações da história do estado. Lá, você poderá aprender e compreender muito mais da cultura, dos hábitos e da história cearense, tornando-se mais consciente a respeito da colaboração do estado para a construção do Brasil.

ne_cearafortaleza0076_0

7- Aproveitar a diversidade cultural e gastronômica

No Ceará, come-se muito bem! Tapioca, Caranguejo, Cuscuz de Milho Cearense, Rapadura, Baião de Dois, Doce de Caju, Paçoca Cearense, enfim, são muitos os pratos que compõe a rica gastronomia local. Outro ponto forte do estado é a diversidade cultural. O Ceará figura como um dos principais berços da cultura nacional, com a contribuição de personalidades como o escritor de Iracema, José de Alencar, mais recentemente, o jornalista e escritor Xico Sá, além do músico Belchior.

Ao participar do 3º ENG e do 1º Encontro LGBT da UBES, você poderá aproveitar de toda a diversidade cultural, gastronômica e histórica do Ceará! Ainda não fez sua inscrição? >> Inscreva-se aqui<<. Não se esqueça de confirmar sua presença no evento oficial. Esclareça mais a respeito de suas dúvidas clicando aqui.

SONY DSC