Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES faz democracia falar mais alto em Brasília
13 de November de 2015
Militarização não rima com democracia
14 de November de 2015
Mostrar todos os posts

Reformulação do Ensino Médio, a hora é agora!

Diariamente os estudantes brasileiros enfrentam dentro das escolas públicas conteúdos maçantes, infraestrutura sucateada e ausência de professores, as instituições de ensino não representam a juventude, muito menos se adéquam ao novo século.

Insatisfeitos e em busca de encontrar maneiras para transformar essa realidade, secundaristas de todos os cantos do Brasil vieram à Brasília para participar do 41º Congresso da UBES e debateram durante o segundo dia do evento, nessa sexta-feira (13) a necessidade da Reformulação do Ensino Médio.

De acordo com dados do INEP durante o ano letivo, cerca de 1 milhão de estudantes abandonam o ensino médio na rede pública. A baixa atratividade dos currículos, em sua maioria generalistas e distantes da realidade social, econômica e cultural dos jovens, associado à baixa qualidade do ensino, são apontadas como as principais causas.

“O problema das escolas é que elas são profundamente chatas por priorizar o cumprimento de um ritual apenas com materiais didáticos e não pensando na realidade do estudante”, disse Selma Rocha, representante da Fundação Perceu Abramo.

A UBES acredita que um dos fatores para combater a evasão escolar é fornecer, de fato, investimento na educação, com escolas menos sucateadas e uma grade curricular adequada a realidade do estudante.”Não adianta nada lotar escolas com equipamentos sucateados só para falar que está investindo, isso não é investimento. O estudante precisa se sentir contemplado dentro do ambiente escolar”, ressaltou o professor Leonardo de Castro.

Segundo a Ex Diretora da UNE, Juliana Souza, só é possível conseguir um ensino médio de qualidade e propicio a necessidade da juventude respeitando a organização dos estudantes. “Não existe Reformulação do Ensino Médio sem participação estudantil, não existe ninguém melhor do que o próprio secundarista para opinar sobre o currículo escolar”, afirma.