Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Sede das entidades estudantis está recebendo doações
23 de November de 2015
“A ocupação está bem mais legal do que a escola no dia a dia”
24 de November de 2015
Mostrar todos os posts

Estudantes pressionam e Saresp é cancelado em escolas ocupadas

Com mais de 100 escolas ocupadas em todo o estado de São Paulo e a decisão dos estudantes em boicotar as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo), definida em assembleia realizada na última quinta-feira (17) na E.E Fernão Dias, a Secretaria de Educação ficou acuada e cancelou a aplicação do exame nas escolas em que os alunos resistem.

De acordo com informações da Secretaria da Educação do Estado, as provas serão realizadas nas outras unidades da rede nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25).

POSSÍVEL BOICOTE TOTAL

Para muitos estudantes, o Saresp é um sistema ineficaz de avaliação, impedindo que escolas com menor rendimento aprimorem o ensino. De acordo com  a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Camila Lanes, para além das escolas ocupadas, haverá mobilização para que todos os estudantes da rede boicotem a prova.

“O objetivo é alcançar o máximo estudantes, em todas as unidades, organizando piquetes nos próximos dias nas portas das escolas e os conscientizando do quanto  é rasa essa avaliação para alcançar qualquer melhora na educação”, afirmou.

Já a Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), após assembleia realizada no final de outubro, também orientou que os professores boicotem a prova do Saresp, entre os motivos estão a transferência dos estudantes das unidades atuais, sendo contraditória a aplicação da avaliação. Conforme o documento oficial da associação: “ Não há lógica em aplicar provas em escolas que serão desmembradas ou fechadas”