Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes pressionam e Saresp é cancelado em escolas ocupadas
23 de November de 2015
Assembleia reúne 100 estudantes de 50 escolas ocupadas
25 de November de 2015
Mostrar todos os posts

“A ocupação está bem mais legal do que a escola no dia a dia”

“Os meus meninos tomaram a minha cozinha, tão usando as minhas panelas”, debocha Val, através das grades da Escola Estadual Caetano de Campos, no bairro da Aclimação, região central da capital paulista. Nesta terça-feira 24, completa sete dias que Val não bota os pés na sua cozinha. “Sinto falta. Fico sem fazer nada em casa. A gente se diverte muito com os meninos aqui”, conta a cozinheira da escola.

Há uma semana, os estudantes do mais antigo e tradicional colégio da cidade — fundado em 1848, durante o Império — ocupam a unidade contra a reorganização escolar anunciada pelo governo de São Paulo. A instituição foi a primeira da região central a ser ocupada; já são pelo menos 160 ocupações no Estado. (Confira a lista de escolas ocupadas).

Hoje, quem está pilotando os fogões desde então é o aluno do 3o ano do Ensino Médio Hugo Bittencourt, de 18 anos. O jovem prepara três refeições diárias ao lado de sete ajudantes e uma sous chef, Raiane. “Aprendi a cozinhar com a minha mãe e sozinho, assistindo vídeos na internet”, conta o tímido Hugo, do alto de seus 1,90 metro de altura.

Quando chegamos à cozinha, haviam acabado de finalizar um doce de banana. “Receita da minha avó”, revela. Hugo pretende prestar gastronomia no vestibular do próximo ano e sonha em abrir um restaurante de culinária japonesa. “Ainda não aprendi a cortar sushi mas gosto muito de comer”, confessa.

A dispensa está repleta de sacos de arroz, feijão e macarrão, além de galões de água e óleo para cozinhar. Os estudantes tem contado com o forte apoio de pais e professores na compra de alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal, além de colchões, cobertores e barracas para dormir. (Saiba como doar aqui)

Na manhã desta terça-feira, o vendedor Sidney Cunha, de 50 anos, estava fazendo a sua segunda visita à ocupação. Ele trazia à tiracolo pacotes de papel higiênico. O seu filho, Rafael Castro, é o vice-presidente do Grêmio Estudantil. “Ele não me atende, vim ver como ele está”, repreende o pai.

O pai discorda de todo o processo de reorganização escolar promovido pelo governador Geraldo Alckmin, que pretende fechar 94 escolas em todo o Estado. “O Alckmin toma uma atitude sem perguntar nada pra ninguém, sem conversar. Eu sou contra o governo, contra a ocupação, mas apoio o meu filho. Eu sempre o ensinei a lutar pelos seus ideais e, se o ideal dele é esse, estamos na luta”, afirma.

Integrante do grêmio há cinco anos, Rafael enxerga na organização dos estudantes e, principalmente neste período de ocupação, um aprendizado político muito importante. “O grêmio e a ocupação politizaram toda a escola, nos deram mais responsabilidade”, avalia.

EMPODERAMENTO E AUTO-ORGANIZAÇÃO

Entre jovens andando de bicicleta, jogando bola, dançando funk e até estudando flauta, Dinho Luiz, aluno do 2o ano do Ensino Médio, documentou toda a nossa passagem pela escola. Aprendiz de fotografia, ele enxerga na ocupação um meio de politização de todos os estudantes.  “Eu ajudo na limpeza, no jardim, lavo a louça, faço cartaz. No início foi bagunçado e depois nos organizamos. Nos reunimos diariamente para dividir as tarefas. A ocupação politizou tudo, aprendemos mais sobre política, a cuidar do que é seu, limpar a sua sujeira”, avalia Dinho.

Todas as noites, os estudantes realizam assembleias para tomar decisões em conjunto e organizar os afazeres diários da ocupação, como limpeza, alimentação, comunicação e a agenda diária de atividades. “Estamos aprendendo muito com as oficinas, o pessoal está adorando”, conta Juliana Esparza, 16 anos, responsável pela programação.

Diversas organizações e pessoas já doaram oficinas e aulas para a ocupação, como de Parkour, fotografia, literatura e teatro. O professor da Universidade de São Paulo Wagner Iglesias contribuiu com uma aula sobre o panorama politico na América Latina. Está programado para os próximos dias temas como as ocupações das escolas na mídia, auto-organização dos movimentos sociais, resistência não-violenta e feminismo.

Segundo Juliana, a ocupação está possibilitando um novo tipo de convívio e experiência dos alunos no ambiente escolar. “Tem pessoas aqui que eu não falava tanto, que eu não sabia das habilidades e agora estamos numa só família. A ocupação está bem mais legal do que a escola no dia a dia”, diverte-se.

O professor de história da escola Luís Armando, que está auxiliando os alunos desde o início, vê no empoderamento e na capacidade de auto-organização dos estudantes as principais conquistas deste movimento. “O Herman [Voorwald, secretário de Educação de São Paulo] conseguiu fazer o que gerações não conseguiram”, avalia.

Para o presidente do Grêmio Estudantil, Brian Aftimus, o passado de luta da Caetano de Campos possibilitaram o engajamento da atual geração. “A Caetano tem esse espírito, de estar sempre na vanguarda, que vem dos antigos estudantes. Às vezes, as pessoas nem sabem dessa história, mas sentem”, reflete o líder estudantil.