Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Militarização não rima com democracia
14 de November de 2015
Transporte pra quem? Cidade pra quem? UBES debate passe livre
14 de November de 2015
Mostrar todos os posts

A meia-entrada volta a ser meia de verdade

A ampla defesa do movimento estudantil ao direito à meia-entrada para eventos culturais e esportivos foi consenso na mesa que fechou o ciclo de debates do 41o Congresso da UBES, na noite desta sexta-feira, 13.

A plateia estava lotada de secundaristas interessados em saber mais sobre a nova Lei da Meia-Entrada, regulamentada no final de outubro, e que devolve o direito a quem tem direito.

“Não existe meia-entrada no Brasil! Quem paga meia, paga inteira e quem paga inteira, paga o dobro. Com a nova lei, haverá a regulamentação devida e apenas quem tem o Documento do Estudante poderá pagar a meia-entrada”, declarou a presidenta da UBES, Bárbara Melo.

Bárbara observou que a nova lei, ao obrigar a apresentação do Documento do Estudante oficial emitidos pelas entidades estudantis, põe fim às máfias de carteirinha de identificação estudantil e tende a reduzir o valor dos ingressos.

A nova lei determinou ainda um limite mínimo de 40% dos ingressos para meia-entrada — antes era de 0%. Os estudantes lutam pelo fim desta cota.

“O movimento estudantil lutou muito por essa pauta, por isso a meia-entrada deve ser irrestrita para todos os estudantes do país”, afirmou Bia Martins, da União Juventude Rebelião.

CULTURA NAS ESCOLAS

Para Juana Nunes, ex-presidenta da UBES e secretária do Ministério da Cultura, os estudantes devem lutar pela ampliação de atividade culturais para aumentar a pluralidade e a diversidade do ensino nas escolas.

“Para mudar a escola do começo ao fim, temos que ser radicais, reconhecer a diversidade do conhecimento e da cultura popular para garantir o acesso de meninos e meninas ao que tem de melhor no país”, convocou Juana.