Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Tri Escolar
7 de August de 2019
Portal TRI
7 de August de 2019
Mostrar todos os posts

TRI Poa

O Transporte Integrado de Porto Alegre, também conhecido como TRI Poa é o sistema de bilhetagem usado na capital. O TRI Poa consiste na arrecadação automática da passagem de ônibus, através da utilização de cartões inteligentes com créditos eletrônicos. 

O sistema tem como objetivo integrar itinerários e beneficiar os passageiros, através de descontos na tarifa para quem utiliza mais de uma linha e para quem utiliza outros meios de transporte coletivo. O desconto funciona da seguinte forma; os passageiros “comuns” possuem 50% de desconto apenas no segundo coletivo que for utilizar. Já o estudantes possuem essa vantagem ampliada e possuem 50% de desconto na passagem e podem usar um segundo ônibus gratuitamente.

Cartão TRI Poa escolar

Este cartão é destinado a estudantes e professores e antes de ser utilizado deve ser apresentado ao cobrador. O cartão é aceito em todos os ônibus de Porto Alegre e para utilizar o cartão tri poa no trem e nas lotações é preciso adquirir passagem antecipada. É importante notar que o valor da passagem escolar é de R$2,35 desde 13 de março de 2019.

Como solicitar o TRI poa escolar

Acesse o site tri.dne.com.br faça login com facebook ou com um e-mail que você use com frequência. Prepare os seguintes documentos:

  • foto 3×4 (pode inclusive ser uma selfie)
  • Cópia da carteira de identidade para maiores de 18 anos ou certidão de nascimento para menores de 18 anos que não possuem RG.
  • Comprovante de residência atualizado (somente para alunos que residem em Porto Alegre, mas estudam em outra cidade).
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)
  • Comprovante escolar original (graduação e pós-graduação) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).

Após feito uma conta o próximo passo é pagar pelo seu TRI de Poa e pelo seu Documento do Estudante, que te dará mais comodidade quando for fazer a renovação do seu TRI.

Pagamento aprovado? Então faça o upload dos documentos que você já separou e uma vez que eles sejam aprovados, você receberá seu TRI e sua DNE em sua residência com a toda a comodidade.

Como renovar anualmente o seu TRI de Poa

A renovação ocorre sempre no início de cada ano letivo.Para a renovação você precisa apenas acessar ao site tri.dne.com.br e carregar os documentos:

  • Seu Cartão Tri de Poa
  • Cópia do seu cartão Tri.
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)
  • FIB preenchido pelo site 
  • Pagamento da renovação

Estudantes devem fornecer atestado escolar original (graduação e pós graduação) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior). 

Como funciona a compra e recarga de créditos

A compra de créditos pode ser feita pelo site https://www.tripoa.net.br/SERVI%C3%87OS/RECARREGAR-CART%C3%83O, pelo aplicativo do TRI ou em algum dos postos de recarga. Ao fazer pelo site a recarga ocorre nos ônibus em até 4 dias úteis após a confirmação do pagamento. No aplicativo as recargas realizadas antes das 18h estarão disponíveis nos ônibus no dia seguinte. Após às 18h a recarga ficará disponível em até 48h.

Se você adquirir pessoalmente os créditos no Posto Central (Rua Uruguai, 45) ou no Posto Triângulo (Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo), a compra é feita diretamente no guichê de atendimento e a recarga acontece na hora.

A carga mínima é de R$20,00 e a máxima é o total da sua cota mensal (75 ou 100 e 150 para quem comprova necessidade). Você pode adquirir todas as passagens de uma só vez ou pode fazer até quatro compras por mês. 

A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP Poa) lançou em 2018  o aplicativo TRI, disponível para iOS e Android, que permite verificar o saldo, o extrato dos últimos usos e também fazer a recarga com cartão de crédito.

História da implantação do sistema TRI em Poa

A implantação do sistema TRIpoa foi feita por etapas. Primeiramente foram cadastrados e distribuídos os primeiros cartões em 2007. Nesse primeiro momento foram escolhidos a categoria de passageiros isentos do pagamento da tarifa. A partir deste momento os usuários beneficiados não precisariam mais ficar na parte dianteira do coletivo. Dessa forma poderiam ter mais conforto ao transpor a roleta. 

Em 2008 foi a segunda etapa do processo, dessa forma foram cadastrados para o TRI poa a categoria do professorado e dos estudantes. Dessa forma o benefício escolar ficou mais dinâmico e ágil. Por fim, vieram os usuários do vale-transporte e da passagem antecipada (comum) que puderam usufruir um sistema mais seguro e prático. 

O cartão do TRI em POA foi criado inicialmente para utilização nos ônibus de Porto Alegre mas com o tempo o cartão TRI se expandiu para outros meios transporte. Atualmente ele é aceito também nas lotações – sistema seletivos de Porto Alegre – e no trem, que liga a Capital às demais cidades da região metropolitana. Mais de 1,3 milhão de pessoas possuem o Cartão TRI e o utilizam diariamente para se deslocar.

Garanta o seu TRI Escolar de forma rápida através do site!