Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CONUBES – Congresso Nacional da UBES

coneg

É o principal fórum deliberativo do movimento secundarista brasileiro. O Congresso Nacional da UBES é realizado a cada dois anos e é o momento em que estudantes secundaristas de todas as regiões do país, eleitos delegados em suas escolas, elegem a nova diretoria e presidente da UBES. O evento também determina os rumos da entidade para o próximo período. A participação é aberta a qualquer estudante do ensino fundamento, médio, técnico e pré-vestibular.

CONEG – Conselho Nacional de Entidades Gerais

conubes

Fórum deliberativo organizado anualmente pela UBES. O objetivo é reunir os representantes das uniões secundaristas municipais e estaduais de todo o Brasil. Normalmente, o CONEG é realizado para convocar as atividades da UBES, como o Congresso, ou aprovar uma pauta específica, por exemplo, a plataforma política que os estudantes apresentam a cada eleição. A participação é aberta a qualquer estudante do ensino fundamento, médio, técnico e pré-vestibular.

Conselho Nacional de Grêmios

encontro-de-gremios

Fórum deliberativo organizado de dois em dois anos pela UBES. O objetivo é reunir os representantes dos Grêmios Estudantis de todo o Brasil para atualizar a pauta, discutir e aprovar resoluções e ações do movimento estudantil. São realizadas atividades como oficinas de comunicação, finanças, atividades esportivas e debates sobre o papel da mulher na sociedade, o movimento da diversidade sexual (LGBT), meio ambiente e cultura, como montar o estatuto do grêmio, captação de recursos, entre outros. A participação é aberta a qualquer estudante do ensino fundamento, médio, técnico e pré-vestibular.

ENET – Encontro Nacional de Escolas Técnicas

enet

Fórum deliberativo organizado a cada dois anos pela UBES. O objetivo é reunir os representantes de escolas técnicas de todo o país para debater as políticas de investimento no setor em expansão, qualidade, acesso, papel social e econômico em seus estados e nacionalmente. A participação é aberta a qualquer estudante do ensino técnico.

 

EME – Encontro de Mulheres Estudantes

EME

O EME surgiu em 2011 com o objetivo de ser um espaço de organização e fortalecimento do debate feminista na entidade, contribuindo no combate ao machismo e todas as formas de opressão sofridas dentro das universidades e no movimento estudantil. O encontro promove pautas como a legalização do aborto, o fim dos trotes machistas, a criação de creches na universidade e a luta contra a mercantilização do corpo e vida das mulheres.