Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Retrospectiva: relembre as grandes vitórias da Primavera Secundarista
22 de December de 2016
Suspensão da privatização de escolas de Goiás é vitória dos estudantes
6 de January de 2017
Mostrar todos os posts

Dicionário do Encontro Nacional de Grêmios da UBES

BANCADA (OU DELEGAÇÃO): É a turma que foi com você no ônibus e representa normalmente a mesma escola ou a região, cidade e Estado. Vai ser comum você ouvir alguém dizer: Cadê a bancada de Minas? Alguém viu a delegação do Acre?

DEBATES: Mesas de discussão que contam com a participação de professores, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, parlamentares e outras figuras. Têm a função de expor a diversidade de ideias da sociedade e dos estudantes sobre os assuntos mais atuais analisando temas como educação, política, economia e direitos humanos.

DELEGADO: Estudante indicado pelo Grêmio para representar a escola no Encontro. Este estudante pode ser da diretoria do Grêmio ou não. O delegado traz para o Encontro os problemas, soluções e experiências da sua escola para compartilhar com os outros participantes. Ele tem direito a voz e voto na plenária final.

OBSERVADOR: Estudante que pode participar dos debates, grupos de discussões, eventos culturais, enfim, das atividades do Encontro, contribui na formulação dos documentos e linhas de atuação que nortearão o movimento estudantil. Na plenária final, o observador tem direito a voz, mas não pode votar nem participar do processo eleitoral do Encontro.

GRUPOS DE DISCUSSÃO: São espaços para os estudantes trocarem ideias e opiniões com objetivo de contribuir para a formulação das resoluções que serão apresentadas durante a plenária final.

RESOLUÇÕES: Conjunto de ideias e opiniões que circulam pelo Encontro de Grêmios e que apontam caminhos para a conjuntura do movimento estudantil no geral, valorizando assim a democracia na UBES.

PLENÁRIA FINAL: É o momento do Encontro que os participantes se reúnem para votar as propostas apresentadas durantes os debates e grupos de discussão. O processo é realizado por contraste visual (quando os delegados levantam os seus crachás e uma maioria é identificada com clareza), e se necessário, por votação em urna.