Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

3 direitos que você tem como Jovem Aprendiz e nem imagina
22 de July de 2022
Como posso fazer parte do movimento estudantil?
28 de July de 2022
Mostrar todos os posts

Julho das Pretas: importância do movimento para a sociedade brasileira


POR QUE JULHO?

Em julho de 1992, foi realizado o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas pela ONU. A partir de então, o dia 25 de julho tornou-se o Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, como também o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder que comandou a luta do Quilombo de Quariterê, no século 18.

A primeira edição do Julho das Pretas, um movimento com o objetivo de fortalecer a ação política das mulheres pretas nas esferas da sociedade brasileira, ocorreu em 2013. Desde então, todos os anos, evidencia pautas relacionadas à superação da desigualdade de gênero e raça. 


JULHO DAS PRETAS 2022

Na 10ª Edição do Julho das Pretas de 2022, o tema central é “Mulheres Negras no Poder, Construindo o Bem Viver”, contando com 427 atividades promovidas por mais de 200 organizações de mulheres pretas, em 18 estados brasileiros. 

Após dois anos de atividades virtuais, o movimento retornará suas atividades presenciais e participará de diversos atos e manifestações pelo Brasil. Além disso, a edição deste ano também marca 10 anos de realização do Julho das Pretas e 30 anos da declaração do dia 25 de julho, como o Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha. 


EDIÇÕES ANTERIORES JULHO DAS PRETAS 

Durante os anos de pandemia, por exemplo, o movimento Julho das Pretas colocou em evidência o agravamento da situação de vulnerabilidade de mulheres pretas. Segundo dados do IBGE, 6,4 milhões de homens e mulheres pretos perderam seus empregos, em comparação a 2,4 milhões de brancos, entre o primeiro e segundo semestre de 2020. 

Além disso, o auxílio emergencial que deveria amenizar os problemas gerados pelo desemprego e poucas possibilidades de renda para este grupo, que possuía oportunidades majoritariamente presenciais, como trabalho doméstico e informalidade – estando mais expostos ao vírus, apresentou diversas dificuldades de acesso, cadastramento e até a diminuição do valor. “Diminuiu porque não tem mais como se endividar”, justificou o atual presidente Jair Bolsonaro, a respeito da redução, em 2021. 

O Julho das Pretas então, apresentou-se como uma estratégia de organização e fortalecimento para enfrentar estruturas sociais e históricas, que refletem estas desigualdades na trajetória de vida das mulheres pretas. 


A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO JULHO DAS PRETAS

O Julho das Pretas é um movimento que garante um espaço de luta e fala para as mulheres pretas na sociedade brasileira. Sua agenda de atividades resgata as participações sociais e históricas destas mulheres, de forma a terem contribuído para o cenário político, acadêmico, cultural, entre outros. 

As duas datas comemorativas no mês de julho marcam a importância de existir uma agenda anual não só para comemoração, mas também luta e discussão que garantam ações afirmativas de empoderamento de mulheres pretas, visando concretizar o seu desejo de chegar onde quiserem e livres das amarras históricas de desigualdade e vulnerabilidade.