Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PL 2630: Explicamos o “PL das Fake News” e mais 10 pontos para você entender por que defender a proposta
4 de May de 2023
UBES no Encontro Nacional dos Estudantes
26 de May de 2023
Mostrar todos os posts

Retrocesso na Educação: FUNDEB em Risco devido ao Arcabouço Fiscal!

FUNDEB: uma conquista nossa!

Vocês sabiam que o FUNDEB é um fundo super importante para a educação? Ele garante recursos para as nossas escolas e professores e está sendo submetido a regras que podem limitar o dinheiro destinado à educação!

O ICMS e o Arcabouço Fiscal

Vocês já ouviram falar do Arcabouço Fiscal? Ele é uma proposta do governo que visa criar um conjunto de normas e regras e estabelece limites de gastos para o Poder Executivo, visando controlar as despesas e garantir a estabilidade econômica do país.

O ICMS, por sua vez, é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços e contribui para financiar o FUNDEB, responsável por investimentos na educação básica, como melhorias na infraestrutura escolar.

O problema surge quando o FUNDEB e os mínimos constitucionais da educação e da saúde são incluídos nesse arcabouço. Essa inclusão significa que o dinheiro destinado a essas áreas fica sujeito a restrições, o que pode comprometer a qualidade e o acesso aos serviços essenciais.

Essa situação ocorre porque o FUNDEB é financiado por recursos provenientes de impostos, como o ICMS. Se houver alterações na distribuição do ICMS entre os estados, pode ocorrer uma redução nos recursos destinados ao FUNDEB.

Menos recursos significam menos investimento: é preciso lutar!

Mas o que isso significa para nós, estudantes? Menos recursos destinados à educação resultam em menos investimentos, infraestrutura inadequada e menos oportunidades de aprendizado. Isso compromete a qualidade da nossa formação e prejudica o nosso futuro.

A inclusão do FUNDEB e dos mínimos constitucionais da educação e da saúde no novo limite de gasto fiscal é extremamente preocupante. Essa medida representa um enorme retrocesso para a sociedade, pois menos recursos resultam em menos qualidade na educação.

No entanto, nós não podemos ficar de braços cruzados diante dessa situação. É fundamental resistir, nos mobilizar e exigir que o FUNDEB não seja submetido a esse arcabouço fiscal.

O futuro da nossa escola e o nosso próprio futuro dependem disso!

Unidos, lutemos por uma educação de qualidade, com investimentos adequados e oportunidades igualitárias para todos.

Vamos mostrar a importância da educação e defender o nosso direito a um ensino digno e transformador!