Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Nota: Entidades Estudantis condenam aprovação do projeto de homeschooling
19 de May de 2022
Nota das entidades estudantis: pelo fim da impunidade e pela reconstrução do projeto de educação
22 de June de 2022
Mostrar todos os posts

TCC: O que é e como fazer 2022

tcc

O que é um TCC?

  • Este é o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
  • Ele serve como uma forma de demonstrar que você teve aprendizado no seu curso.
  • Para entender melhor, imagine a situação: Você está na última sessão do seu curso e já tem a expectativa de ter que escrever um trabalho. Mas quando chega à faculdade e começa a frequentar as aulas, percebe que nunca fez um trabalho desse tipo e não sabe nada sobre como escrevê-lo. Então, para poder fazer esse pedido e concluir o curso, precisa aprender tudo sobre os passos necessários para criar um TCC.
  • Assim como o exemplo acima mostra as atividades da vida real que nos levam em frente, é muito importante pensar nos passos descritos abaixo para entender melhor como funcionam os trabalhos acadêmicos e como criar um TCC padrão (modelo).

Escolha um bom tema.

Escolher um bom tema é essencial para o sucesso do seu trabalho. O tema precisa ser relevante para o curso que você está cursando e ter uma relação direta com os cursos anteriores. Além disso, deve ser um assunto que tenha surgido recentemente ou esteja em alta no mercado de trabalho atualmente.

Muitas pessoas escolhem a própria profissão como foco principal, mas isso pode acabar sendo um problema: esse tipo de título pode não agradar aos professores da universidade, já que eles esperam ver algo mais amplo e inovador. Por isso, tente pensar em algo mais abrangente para criar um diferencial!

Procure orientação.

Para criar um trabalho de conclusão de curso (TCC), é importante procurar orientação. O professor da sua disciplina pode te dar algumas dicas e ajudá-lo a montar o projeto do seu TCC. Se não tiver nenhum professor disponível, pedir ajuda para outros alunos, amigos ou parentes costuma ser uma boa ideia. Veja mais sobre isto abaixo:

Monitore o seu progresso.

  • Monitore seu progresso.
  • Avalie se você está dentro do cronograma.
  • Confirme se você seguiu as etapas corretas.
  • Não deixe tudo para a última hora.

Mantenha-se organizado e comprometido.

  • Mantenha um calendário e prazos para cada parte do seu projeto.
  • Esteja sempre em dia com seu trabalho, para que você não fique sem tempo no final.
  • Atenha-se ao cronograma que você define para si mesmo em seu calendário, mesmo que isso signifique acordar cedo ou ficar acordado até tarde para fazer as coisas.
  • Você não terminará este projeto se procrastinar!

Reúna sua documentação.

Antes de começar a escrever seu TCC, você precisa coletar os documentos necessários. Isso pode parecer assustador, mas existem algumas maneiras de obter tudo o que você precisa:

  • Se o seu curso tiver um programa ou notas de aulas, use-os como materiais de referência. Você provavelmente poderá encontrá-los on-line se não estiverem disponíveis em outro formato. Certifique-se de que qualquer material de origem que você escolher seja legítimo – você não deve citar a Wikipedia como fonte!
  • Se possível, converse com alguém que já escreveu seu TCC e peça conselhos sobre quais materiais foram úteis para eles durante o processo (isso pode incluir suas próprias fontes). Alternativamente, pergunte ao seu professor se ele estaria disposto a se encontrar com alunos interessados ​​em escrever trabalhos dessa natureza e compartilhar alguns dos recursos que os ajudaram ao longo do processo.
  • Alguns assuntos podem exigir pesquisas adicionais fora da sala de aula; se isso for verdade para o seu, certifique-se de que, quando chegar a hora do trabalho de campo ou dos projetos de pesquisa primária (se aplicável), aproveite todas as oportunidades oferecidas pelos professores / instrutores para que nada passe despercebido!

Saiba a estrutura do TCC.

  • A estrutura do TCC é muito importante, pois será ele quem ditará as regras do seu trabalho. O número de páginas e de citações no texto devem obedecer determinadas normas. Veja abaixo o que é capa, folha de rosto e o que são as outras partes do formato do TCC:
  • Capa – É a frente da folha, onde acontecem alguns dos detalhes técnicos básicos sobre os documentos acadêmicos. A capa contém informações importantes como nome completo do autor e título do trabalho; nome da instituição onde foi feito (se for universitário) e data de conclusão; fonte utilizada para impressão (tipografia); possui espaçamente fixado na parte superior direita com letras maiúsculas para usar destaque no documento finalizado; assim também possui um local específico para colocar logotipos em caso estiver dentro da normativa da instituição escolar ou universidade

Tenha muito cuidado com a escrita do resumo.

Como o resumo é a síntese do seu trabalho, ele deve estar em linguagem simples e clara. É importante que você explique o problema e relacione os objetivos com a relevância da pesquisa. Lembre-se de ser o mais conciso possível. O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras, com no máximo 50 linhas (se for um artigo).

Não escreva parágrafos longos: divida suas ideias em frases curtas com pouca informação, para facilitar a leitura sem perder qualidade. Se tiver dúvidas sobre como elaborar uma introdução clara e completamente desenvolvida, consulte um livro didático de redação científica ou pedagogia da língua portuguesa.

Faça uma revisão completa na redação do TCC.

  • Faça uma revisão completa na redação do TCC.
  • Leia e releia o texto, em voz alta e pausadamente.
  • Leia em voz alta várias vezes, procurando por elementos que não estejam claros ou compatíveis com o conteúdo da aula.
  • É importante falar (ou escrever) sobre qualquer dúvida que você tenha tido durante as leituras.

Você pode pedir ajuda para alguém – seja um professor da universidade, um amigo de confiança ou até mesmo uma pessoa que nunca teve contato com suas matérias na faculdade. Só é necessário que essa pessoa saiba ler bem e possua boa ortografia!

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é fundamental para comprovar que você realmente aprendeu algo no curso

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é fundamental para comprovar que você realmente aprendeu algo no curso.

O TCC não é qualquer tipo de trabalho escolar, como os outros documentos que você já fez na faculdade. É um trabalho que exige pesquisa e desenvolvimento de um tema, além da organização e didatismo muitas vezes necessários para esse tipo de produção acadêmica.