Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Mochila pronta? Veja o que precisa levar no 44º CONUBES
2 de May de 2022
44º CONUBES: Programação completa e Guia do Participante
11 de May de 2022
Mostrar todos os posts

IMPRENSA: Cadastre-se aqui para o 44º Congresso da UBES

O 44°Congresso da UBES (CONUBES) contará com a presença de milhares de estudantes de todo o Brasil e uma extensa programação ao longo dos dias 12, 13, 14 e 15 de maio na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília.

Os interessados na cobertura do evento devem fazer o credenciamento aqui para ter acesso às mesas e espaços do Congresso.

Para entrevistas, os profissionais devem enviar solicitação para:

[email protected]
(11) 99827-9651 (whatsapp)

Sobre o CONUBES

O Congresso da UBES é o maior encontro da entidade que representa estudantes de ensino médio, fundamental, técnico e pré-vestibular. Acontece a cada dois anos, porém, com a responsabilidade da entidade diante da pandemia, desde 2017 não é realizado presencialmente. 

O evento tradicionalmente reúne milhares de estudantes de todas as partes do Brasil para pensar nos desafios da educação brasileira, trocar experiências e definir os rumos do movimento estudantil. 

O Congresso da UBES acontece periodicamente desde 1948, quando a UBES foi fundada. O congresso presencial mais recente foi o 42º CONUBES, em 2017, em Goiânia. Entre os temas debatidos em dezenas de mesas de debate, se destacou o projeto “Escola Sem Partido”, debatido por juristas, pedagogos e gestores ao lado dos estudantes. A programação cultural tem ganhado cada vez mais destaque. Naquele ano, o CONUBES lançou o filme “Primavera” e recebeu apresentações de cantoras como Karol Conka e MC Pocahontas.

O CONUBES é espaço para cultura, troca, diversidade e cidadania, valores importantes frente aos desafios impostos pela pandemia de coronavírus, como aumento da violência nas escolas, aumento das desigualdades educacionais e maior incidência de problemas de saúde mental entre estudantes.

A UBES, que teve papel central nas reivindicações por “vida, pão, vacina e educação”, convoca todos a discutir prioridades no momento atual.

Programação

São quatro dias de programação extensa: dezenas de debates e palestras sobre educação com participação de especialistas, gestores, artistas. No fim do encontro, rola a eleição da nova diretoria da UBES e a definição das diretrizes do movimento secundarista. Além disso, há atividades culturais, como oficinas e shows.

https://www.instagram.com/p/CdL4dZrLRxV/