Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Artigo: 2022, o ano de virar o jogo
12 de janeiro de 2022
Um estudante sorridente na biblioteca da escola com uma mochila nas costas.
A UBES te apresenta os Planos de Saúde Estudantis Amil Fácil
8 de fevereiro de 2022
Mostrar todos os posts

Dicas de como escolher a faculdade ideal para o seu perfil

Uma estudante feliz usando um notebook.

Saber qual é a faculdade ideal para o perfil do estudante pode ser algo desafiador. Com tantas áreas interessantes e de diversos nichos, muitos estudantes tendem a ficar em dúvida entre duas graduações ou mais. 

Para isso, existem diversas opções de cursos, tanto de modo presencial quanto à distância, e todos têm a mesma veracidade. Então, cabe ao aluno escolher qual será mais vantajoso dentro da sua rotina. 

O curso de gestão hospitalar ead, por exemplo, tem crescido na área da saúde e é muito importante para quem gosta de administração de negócios e a parte hospitalar. Esse curso pode ser encontrado dos dois modos e possui a mesma eficácia. 

Caso esteja em dúvida em escolher qual a faculdade para o seu perfil, continue neste conteúdo, pois separamos algumas dicas para te ajudar a tirar essa dúvida. Confira!

Como escolher o curso correto para o seu perfil?

Ao sair do ensino médio, passam muitas dúvidas na cabeça dos estudantes, isso porque,  existem diversas opções de cursos em inúmeras áreas. Entretanto, escolher a que mais se encaixa no seu perfil pode ser difícil, mas não é impossível.

Então, é preciso pensar em longo prazo, já que a escolha de uma profissão fará você ocupar-se nela por muito tempo. Sendo assim, é importante trabalhar com o que gosta para se sentir realizado profissionalmente. 

Para escolher o curso certo para o seu perfil, é necessário buscar muitas informações acerca das profissões que despertam o seu interesse. 

Com a atualidade e a velocidade em que a informação chega, muitos vídeos e blogs podem mostrar a rotina das áreas em questão, com depoimentos de estudantes e pessoas que já atuam na sua área mostrando o seu dia-a-dia.

Alguns jovens que gostam de lidar com pessoas podem escolher um curso de gestão de recursos humanos, por exemplo, que é uma área em que há muita oportunidade dentro do mercado de trabalho. 

Agora, no caso de pessoas que gostam da área de comunicação podem escolher diversas opções, como por exemplo:

  • Jornalismo;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Relações Públicas;
  • Marketing;
  • Design. 

Elas são áreas de sucesso em que tem ocorrido um aumento do número de profissionais dentro desses ramos. 

Como falado anteriormente, busque saber sobre as áreas em que mais se identifica e assim, faça uma escolha consciente.

Por que fazer faculdade?

Muitas pessoas se perguntam a razão de fazer faculdade e a resposta é: com um curso superior, muitas portas profissionais se abrem, além do conhecimento levado por toda a vida. 

Hoje em dia, existe muita competitividade dentro das empresas e ter uma faculdade e especializações na área traz oportunidades únicas, dando um destaque único dentro de qualquer organização. 

Portanto, a faculdade é importante para ter um futuro promissor, e além de pesquisar sobre as áreas do seu interesse, é preciso escolher uma universidade com uma boa reputação. 

Por exemplo, ao escolher a melhor faculdade de gestão financeira, você terá oportunidades diversas, além de ter um currículo impecável. 

Quais os benefícios de estudar?

Existem diversos benefícios de estudar, garantindo um conhecimento avançado sobre muitos assuntos, pois dentro das aulas, é possível aprender muito sobre os nichos da área escolhida. 

Então, estudar é essencial para ter uma mente mais rápida e disposta a lidar com muitos assuntos importantes, além de se beneficiar com questões, como:

  • Qualificação;
  • Boa leitura;
  • Pensamento crítico.

A qualificação é imprescindível para conseguir se destacar em vagas de empregos e ter uma escrita e leitura impecáveis abrirá ainda mais oportunidades. 

Com uma graduação, é desenvolvido um pensamento crítico, o que faz com que o senso comum não faça mais parte da sua vida, auxiliando em lidar melhor com as situações cotidianas, dando autoridade. 

Qual a importância do teste vocacional e como funciona?

O teste vocacional é capaz de identificar por meio de perguntas assertivas, quais áreas você se sairia melhor e quais são relacionadas com os seus gostos. 

Portanto, ele é uma ferramenta científica que auxilia na identificação dos seus interesses em profissões em que mais se identifica, com base em:

  • Nos seus pontos fracos;
  • Nos seus pontos fortes;
  • Aptidões;
  • Percepções;
  • Interesses;
  • Ambições;
  • Paixões. 

Após saber quais profissões mais têm a ver com sua personalidade, é importante pesquisar sobre a grade do curso e assim, entenderá o que irá aprender adiante. 

Dentro de um curso de gestão de recursos humanos o que estuda, por exemplo, será essencial para aprender sobre a área e atuar com precisão. 

Além de pesquisar sobre a grade do curso e como é a atuação na área de sua escolha, é preciso ver qual faculdade caberá no seu bolso e que te dará mais tempo para estudar e fazer outras atividades cotidianas. 

Um exemplo disso é a gestão hospitalar ead valor da mensalidade, que além de ser online, tem um valor bem menor que os cursos presenciais. 

Depois de ver as opções que as universidades oferecem, pense bem e escolha o curso que mais se identifica e o que mais caiba dentro do seu bolso. 

Em resumo, não deixe de fazer os testes vocacionais, pesquisar e ouvir depoimentos de estudantes e atuantes da área. Com isso, saberá se está fazendo a escolha certa.