Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Nota: Sobre a proposta do governo para o novo Fundeb
21 de July de 2020
NOTA: Aprovação do novo Fundeb é uma vitória da Educação
21 de July de 2020
Mostrar todos os posts

Viva a luta! Em votação histórica, novo Fundeb é aprovado na Câmara

Em clima de comoção, a Proposta de Emenda Constitucional 15/2015, do novo Fundeb permanente, foi aprovada quase por unanimidade na Câmara dos Deputados nesta terça (21/7) e segue para o Senado. Foram 499 votos a favor e apenas sete contrários.

Estudantes constroem a discussão há anos e tiveram participação ativa na mobilização pela votação do relatório integral. Cerca de 30 mil pessoas pressionaram deputados por meio do site Defenda o Fundeb, da UBES, UNE e ANPG.

“O novo Fundeb é a defesa da escola para a juventude indígena, negra, periférica, rural, que tem sido ignorada pelo governo Bolsonaro”, ressaltou Rozana Barroso, presidenta da UBES.

Durante a sessão, deputados de diversos partidos ressaltaram a participação das entidades estudantis na construção da proposta e na luta pela prioridade ao Fundeb. Foi comemorado o compromisso da Casa com a educação e o povo brasileiro.

Muitos parlamentares lembraram ainda a falta de participação do governo nas discussões sobre o Fundeb e sobre o financiamento da Educação. Na véspera da votação, o governo Bolsonaro tentou esvaziar e adiar a medida, mesmo sem nunca ter se envolvido no assunto desde o início da gestão.

Secundas na luta

Estudantes de todo o Brasil estenderam faixas gigantes pelo #AprovaFundeb nesta semana, tag que ficou entre as cinco mais comentadas ao longo da terça-feira.

Além disso, a juventude pressionou deputados nas redes sociais, esteve em peso comentando durante a seção, nas redes sociais dos deputados e assim, mesmo respeitando a quarentena, colocou o tema em destaque nos portais e televisão.

Em nota, UBES, UNE e ANPG lembram: “O Fundeb permanente é resultado de inúmeras ligações, seminários, debates e, também, recentemente, a criação de um site que recebeu mais de 28.000 assinaturas, encaminhadas aos deputados de cada estado pela aprovação do Fundo de forma permanente”

https://www.instagram.com/p/CC4mr-2hLeR/