Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MEC nomeia candidato derrotado para reitoria do IFSC
4 de May de 2020
Nossa versão para a propaganda do MEC: Também queremos fazer o Enem!
6 de May de 2020
Mostrar todos os posts

#SeLiga16: Vote nas eleições municipais de 2020; saiba como tirar seu título

Bora mobilizar a galera que 2020 também é ano de eleições! O Se Liga 16 é uma campanha tradicional da UBES para incentivar a juventude numa das ações mais importantes da democracia: eleger seu representante no poder público.

A eleição de 2020 elegerá vereadores e prefeitos para os 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal. Nem todo mundo sabe qual a função deles mas a gente te explica:

Prefeito: Ele é o chefe do Poder Executivo do seu município, ou seja, ele quem governa sua cidade. Sua responsabilidade é de atuar em conjunto com os projetos discutidos na Câmara, propor as soluções para os problemas e implementá-las.

Vereador: Ele é um membro do Poder Legislativo do seu município, ou seja, é quem elabora as leis da sua cidade. Também é sua função fiscalizar o trabalho do prefeito e discutir projetos importantes para a população.

É extremamente importante votar no momento que vivemos no país para que possamos colocar no poder representantes que realmente valorizem e defendam a democracia. Pesquise muito bem sobre seu candidato e o acompanhe nas redes sociais para perguntar, pressionar e mobilizá-lo nas lutas da juventude.

O prazo para tirar o título de eleitor é até 6 de maio! Ainda dá tempo, é facinho pois a solicitação é online. Você vai precisar dos seguintes documentos:

1 – Foto do documento de identificação (frente e verso)

2 – Sua foto segurando esse documento de identificação (para mostrar que você é a mesma pessoa do documento)

3 – Foto de um comprovante de residência atualizado, pode ser seu ou do seu responsável legal.

4 – Certidão de nascimento

5 – Para meninos maiores de 18: foto do certificado de quitação militar

Lembrando que o formato dos arquivos deve ser em PNG, PDF, JPEG ou JPG e o tamanho das fotos não deve exceder mais de 10mb. Se ficar maior que isso, use um redutor de tamanho das imagens dando uma pesquisada na internet. O site para tirar seu título é esse aqui. Bora?