Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CNECO divulga portaria sobre inscrição para comissões de 3 (grêmios)
6 de March de 2020
Estão abertas as inscrições para o 43° CONUBES!
10 de March de 2020
Mostrar todos os posts

Secundas chegando! 43º CONUBES já tem cara

Sabe secunda quando chega numa manifestação? Este é o clima do novo cartaz para o 43º Congresso da UBES, que acontece em Brasília de 30 de abril a 3 de maio. A ideia da arte é ressaltar toda a irreverência, protagonismo e urgência do movimento secundarista na luta pela educação pública, principalmente após as enormes manifestações de maio de 2019.

Consulte o regimento do 43 CONUBES

Juntos, somos gigantes

O cartaz foi inspirado num conceito do escritor indígena Ailton Krenak. Ele critica a tentativa de padronização e nivelamento na sociedade atual e sugere a experiência de “suspender o céu”, “ampliar o horizonte” (Dica: leia o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”). 

Por isso as personagens da arte, superiores ao resto do cenário, representam o desejo de mais conhecimento, mais cultura, mais pensamento crítico, mais sonho. O desejo de não serem limitadas com um teto baixo, censuras e falta de perspectivas.

No cenário, elementos e prédios nacionais ressaltam a importância da sabedoria e história do povo brasileiro, como base do conhecimento e do futuro.

“A ideia era também ressaltar a urgência da nossa luta”, explica Stefany Kovalski, diretora de Comunicação da UBES. “Afinal, o meio ambiente está acabando AGORA, nós precisamos ir para a faculdade AGORA, se não fizermos nada vamos ver nossas escolas cortando vagas e estrutura AGORA”.

Quem assina a arte é o estúdio JJBZ.

Se você é secunda e também quer participar da luta por mais horizontes, inscreva-se pelo site e partiu Brasília.