Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Com a carteira de estudante 2020 você garanta meia nos lançamentos do ano todo!
14 de January de 2020
Conheça a nova Carteira de Estudante 2020
14 de January de 2020
Mostrar todos os posts

Nova Carteira de Estudante 2020 – como você nunca viu igual

Não é apenas garantindo a segurança do seu benefício que a gente arrasa. Nem tampouco no design novo para a carteira de estudante 2020. Ah e nem no novo aplicativo para a validação da meia-entrada estudantil. Nós arrasamos quando você, estudante, está na fila do cinema, do museu, no ônibus é até do workshop e saca da bolsa a nova carteira de estudante. E muito gloriosamente a utiliza para pagar meia e entrar nesses eventos. É aí que mais sentimos orgulho pelo documento e pela classe estudantil. 

Novo aplicativo que garante segurança para o estudante

Buscando atender a exigência da Portaria nº 78/2018 do ITI (Instituto de Tecnologia da Informação) e para facilitar a vida do estudante brasileiro; desenvolvemos um aplicativo validador que tem a função de atestar se uma carteira de estudante é legítima ou não. O aplicativo faz isso por meio da leitura do QR-Code contido em cada carteira de estudante e exibe uma mensagem que informa se esse aluno consta no banco de dados nacional protegido pela chave de segurança ICP-Brasil e portanto; portador de uma carteira de estudante válida. Se isso não acontece o aplicativo também avisa. Ele é importante e muito utilizado por cinemas e demais produtoras de eventos para verificar se a pessoa que comprou a meia-entrada estudantil tem direito a ela de fato.

A importância dos movimentos estudantis

O direito do estudante a pagar meia não surgiu do nada e nem por espontânea vontade dos governantes. A carteira de estudante foi criada após reivindicações inúmeras dos movimentos estudantis nacionais. Ela foi pensada para garantir a segurança dos seus dados – e por consequência, a sua própria. Afinal, quem mais sabe das dificuldades que é ser estudante no Brasil do que os próprios estudantes?

E foi finalmente em 2013 que a Lei 12.933 da Meia-Entrada foi instaurada. Ela prevê que as entidades estudantis de nível nacional – aquelas que lutaram por esse seu direito – fossem responsáveis pela emissão desse documento tão importante.

Também ficou com a responsabilidade de armazenar os dados de todos os estudantes brasileiros; garantindo segurança e máxima tecnologia para a carteira de estudante. Além disso, é previsto em lei (artigo 1º parágrafo 2º) que a carteira seja padronizada nacionalmente a fim de evitar fraudes e proteger o discente. Também está previsto que a carteira de estudante tenha prazo de validade e renovável a cada ano; para assim, assegurar que apenas quem continua estudando possa fazer a renovação da carteira de estudante e continuar podendo utilizar o benefício. 

Carteira de Estudante 2020 e suas tecnologias

Por isso, a cada novo ano, somos responsáveis por fazer um novo padrão para a carteira de estudante. Padrão este que deve ser seguido por todas as entidades estudantis que desejarem fazer a emissão do documento. A cada ano investimos mais em tecnologia é segurança e aperfeiçoamos cada vez mais os padrões técnicos do documento. Também renovamos o design do mesmo, com cores novas, com estilo mais atual e jovem, e com estratégias de segurança como é o caso do QR-Code e das microletras por exemplo.

Sua carteira de estudante 2020 é nova e mais moderna e segura do que nunca. Apoie os estudantes e reivindique esse seu direito, faça a sua carteira de estudante 2020!