Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Conheça a nova Carteira de Estudante 2020
14 de January de 2020
Estudantes pedem respeito! Polícia invade ocupação de escola no RJ
23 de January de 2020
Mostrar todos os posts

Não fechem minha escola! Estudantes ocupam Odorico, em Salvador

Dezenas de estudantes em defesa do Colégio Estadual Odorico Tavares ocuparam o espaço por nove horas nesta terça-feira, 21/1. Provavelmente foi a última vez que jovens pisaram na escola antes de ser fechada e destruída, pois ela teve o encerramento das atividades anunciado em dezembro. 

A unidade ocupa há 25 anos uma das áreas mais nobres de Salvador, o corredor Vitória, e chegou a ser uma das mais concorridas da cidade, mas não vinha mais recebendo cuidados nos últimos anos.

O governo estadual anunciou que leiloará o colégio para o mercado imobiliário em troca da construção de outras unidades “mais próximas das famílias”. Por outro lado muitos estudantes, ex-alunos e professores defendem a circulação da juventude pela cidade além de seus próprios bairros, sem falar no desperdício de uma estrutura de excelência para mais de 3 mil estudantes.



Débora Nepomuceno, vice-presidenta da UBES: “Não podem criar guetos na cidade” (Betto Jr/CORREIO )

“A verdade é que moradores da região não se sentiam seguros com a presença da escola estadual ali. Não podemos aceitar a existência de guetos na cidade”, explica a vice-presidenta da UBES, Débora Nepomuceno, que participou da ocupação, formada majoritariamente por jovens negros. 

Entre os motivos para tirar a escola dali, a imprensa cita ainda o alto interesse que o mercado imobiliário tem no terreno. “Não dá para aceitar o fechamento de um colégio com esse tamanho e com essa importância”, diz  Vinicius Calmon, diretor da UBES que também estava presente.

Mesmo com a chegada de mais estudantes após a ocupação inicial e demonstração de apoio com doação de mantimentos, a Polícia Militar não permitiu entrada e saída da escola, cortou luz e água do espaço. Após nove horas de resistência, a Polícia Militar ameaçou entrar e estudantes deixaram a escola sem ter atendida sua reivindicação por diálogo com a Secretaria de Educação.