Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

7 cartazes que resumem o recado dos estudantes em 2019
19 de December de 2019
Assédio na escola: 65% das pesquisadas já passaram por isso
20 de December de 2019
Mostrar todos os posts

Vem aí: 2020 é ano de CONUBES!

O maior encontro dos secundaristas na América Latina está chegando. Convocado durante a plenária final do 17º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), em outubro, o 43º Congresso da UBES (CONUBES) será realizado entre 30 de abril a 3 de maio de 2020.

O CONUBES vai contar com jovens de todas as regiões do Brasil. Mobilize sua escola e faça parte!

O que é o CONUBES

O Congresso da UBES é o principal momento do movimento estudantil secundarista brasileiro. É o grande espaço que representa as lutas dos milhões de estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e preparatório do país.

O que é decidido no CONUBES?

O último dia é marcado pela plenária final, quando é eleita a nova presidência da UBES, a nova diretoria da entidade, além de definidos os seus rumos para os próximos dois anos.

O que acontece no CONUBES?

Tudo começa com a definição de delegados em cada escola. Após a eleição dos delegados e delegadas, todos vão à etapa presencial, em um estado e cidade escolhidos pelo movimento estudantil. Os primeiros dias do Congresso são marcados por mesas de debate, grupos de discussão, atos políticos, atividades que envolvem os temas mais urgentes do universo da juventude. Além disso, o Congresso tem atrações culturais, shows, oficinas, atividades de integração dos estudantes de todo o país.

Você sabia?

O 1º Congresso foi realizado em 1948, quando a entidade ainda se chamava União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UNES). Luís Bezerra de Oliveira é eleito o primeiro presidente.

Em 1949, é realizado o 2º Congresso e a entidade muda o nome para UBES e elege o estudante Carlos Cesar Castelar Pinto como presidente.

O último Congresso da UBES foi realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2017, em Goiânia (GO), e elegeu o atual presidente Pedro Gorki.

Participaram do último Congresso atrações como Karol Conká, MC Pocahontas, Flávio Renegado e Manuela Dávila.

Matéria originalmente publicada no PLUG |Revolta, leia na íntegra: