Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Circuito de Cultura Secundarista incentiva protagonismo estudantil
15 de February de 2019
Programa Identidade Jovem
20 de February de 2019
Mostrar todos os posts

Sonia Guajajara: “Nós queremos integração é pela universidade”

Para uma das principais lideranças indígenas do Brasil, é falsa a preocupação demonstrada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em  “integrar” indígenas à sociedade. O governo tem defendido a agricultura e mineração em território indígena como forma de “integração”.

“Nós já somos integrados, estamos nas universidades, na política. Mas querem ceder o território indígena ao agronegócio”, disparou Sonia Guajajara na entrevista abaixo, pouco antes de participar de uma mesa no maior encontro estudantil da América Latina.

No dia 7 de fevereiro ela compôs, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a mesa “Desafios para o desenvolvimento do Brasil”, atividade do 4º Encontro Nacional de Grêmios (ENG), 15º Conselho de Entidades de Base (CONEB) e 8º Encontro Nacional de Pós-Graduandos (EPG).

Primeira indígena em uma chapa presidencial, ela criticou ainda o desmonte da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), uma das primeiras ações do novo governo: “É o fim do reconhecimento da diversidade”.

Sônia fala a estudantes durante a mesa “Desafios para o desenvolvimento do Brasil”, na UFBA

O presidente da República afirma que os indígenas querem e devem ser incorporados às cidades. Qual a importância de se manterem em suas terras?

Sonia Guajajara: É importante para o Brasil e para nós. Primeiro é a nossa vida como indígena. Depois, falar sobre nossas terras não é só falar em garantir direitos, mas também em desafios para a existência de todos nós. Elas garantem o ar e a água que ainda temos.

Quando dizem “tem de se integrar” não é porque são preocupados com os indígenas. Querem tirar os indígenas de seus territórios para entregar estas terras para exploração. Para ceder este território ao agronegócio, o que é parte de seu acordo político.  

Nós já somos integrados à sociedade, temos muitos indígenas em universidades. A gente trabalha, está em conselhos, na política. Queremos participar, sim, mas com a garantia da nossa casa, do nosso território.

Quando dizem “tem de se integrar” não é porque são preocupados com os indígenas

O que você espera da nova gestão do Ministério da Educação para o ensino em aldeias indígenas e quilombolas?

Sonia: É um cenário muito preocupante. Pois é o fim do reconhecimento da diversidade, é o fim da valorização dos povos indígenas, quilombolas. Acabar com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) é declarar um total descompromisso com toda essa população.

Os ataques às terras indígenas só crescem em todo o país, ainda mais com tanto discurso de ódio ganhando força. Como a educação pode auxiliar no processo de desconstrução da intolerância?

Sônia: A educação já vem com defasagem neste papel. Pois não se consegue discutir a obrigatoriedade da disciplina afroindígena nas universidades. É uma disciplina que não acontece, não existe na prática [apesar da Lei 11.645, que determina ensino de história e cultura indígena e africana no ensino básico].

As crianças precisam crescer entendendo que tem indígenas no Brasil, que somos povos, não somos índios simplesmente. A educação é o espaço para essa conscientização e mudança.

Bolsonaro foi democraticamente eleito. Quais suas perspectivas agora?

Sônia:  Nem todo mundo que votou nele é fascista. Muitos se apegaram a uma desilusão e descrença na nossa política. É este sentimento de vingança que precisamos reverter. Precisamos falar de temas caros para todos, como jovens na universidade, população LGBT atacada, meio ambiente.