Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Festival Revolta tem shows, filme e atrações secundaristas
16 de October de 2019
Feminismo em pauta, entrevista com Eleonora Menicucci
18 de October de 2019
Mostrar todos os posts

Revolta dos estudantes brasileiros chega em São Paulo

Vindo de todo o país, estudantes chegaram nesta quinta-feira (17) na capital paulista para um grande encontro secundarista que acontece na Faculdade Zumbi dos Palmares. Dos dias 17 a 20 de outubro, o Revolta reúne o 14º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), 5º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes (EME) e 17º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG).

O conjuntos dessas atividades recebe o nome Revolta para definir o sentimento da juventude em meio a ataques e cortes contra a educação pública. É o primeiro encontro dos estudantes depois do Tsunami da Educação que inundou as ruas do país.

Um dos secundas que esteve presente nos atos e chegou em São Paulo para a abertura, Thainan Diniz, de 16 anos, diz que mobilizou vários grêmios da sua região por conta dos cortes que impedem o funcionamento da biblioteca de sua escola. “É indignante ver os estudantes concluindo o ensino médio sem poder utilizar todos os espaços do colégio”, conta Thainan.


“Vamos trocar experiências de ações e revoltas dentro da nossa escola”, diz Thainan, estudante paulista de 16 anos. (Foto: Guilherme Silva | Circus da UBES)

O estudante da E. E. Profª Etelvina de Goés Marcucci em São Paulo (SP), nem precisou viajar para participar do encontro que, segundo ele, é fundamental para ver que não é só São Paulo que está sofrendo com os cortes. “Vamos trocar experiências de ações e revoltas dentro da nossa escola”, diz Thainan.

Se para o estudante paulista só bastou pegar o metrô para chegar na abertura do encontro, Carla Vieira, de 17 anos, precisou atravessar o país para participar do Revolta. A secundarista estuda no Instituto Federal do Acre em Rio Branco (AC). Ela, que é presidenta do grêmio do IF, chegou cansada de viagem mas está cheia de vontade para debater com os estudantes. O campus do seu instituto federal sofreu o bloqueio de 5,8 bilhões nas suas verbas. 


“Temos que trazer os alunos para falar sobre os cortes e explicar o que está acontecendo a nível nacional”, conta Carla, estudante de 17 anos, do Instituto Federal do Acre – IFAC. (Foto: Guilherme Silva | Circus da UBES)

“Sofremos cortes na equipe de limpeza e ficamos alguns dias sem aula por conta da luz”, conta Carla. Um dos pontos que ela mais acha importante sobre o encontro é poder mostrar a realidade da educação brasileira: “Temos que trazer os alunos para falar sobre os cortes e explicar o que está acontecendo a nível nacional”.

O evento não reúne só estudantes de escolas públicas. Matheus das Neves, de 16 anos, é estudante da rede privada em Chapecó (SC) e veio para somar na luta e no debate dos secundaristas. Ele é presidente da UMES do município e vê como os cortes afetam principalmente o IF.


“O IFPR busca interiorizar a pesquisa científica e o bloqueio das verbas ameaça não só o próprio funcionamento, mas a permanência estudantil”, conta Matheus, estudante de 16 anos, que veio de Chapecó (PR). (Foto: Guilherme Silva | Circus da UBES)

“O campus buscar interiorizar a pesquisa científica e o bloqueio das verbas ameaça não só o próprio funcionamento, mas a permanência estudantil”, conta Matheus. Para ele e para os outros jovens mobilizados, o Revolta é muito importante para debater com vários estudantes da rede federal que vem sendo o principal alvo do governo Bolsonaro. 

Confira a programação do evento e acompanhe as redes sociais da UBES para ficar ligado no que vai rolar nos próximos dias.