Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Sonia Guajajara: “Nós queremos integração é pela universidade”
18 de February de 2019
Fórum Nacional Popular de Educação se organiza para resistir em 2019
21 de February de 2019
Mostrar todos os posts

Programa Identidade Jovem

O programa Identidade Jovem, também conhecido como ID Jovem surgiu para dar mais oportunidade de entretenimento e formação para o jovem brasileiro. Para participar do programa é necessário ter de 15 a 29 anos e ser de baixa renda.

Entre as vantagens está a gratuidade para transporte entre estados brasileiros. Isso possibilita ao jovem conhecer vários estados brasileiros ou se for o caso, visitar amigos e familiares pela nação. As empresas de mobilidade são obrigadas a reservar dois lugares para trajeto gratuito – em ônibus, trem ou embarcação – para uso com o ID Jovem.

Após o preenchimentos desses dois primeiros lugares, a empresa ainda deve disponibilizar mais dois para usuários do ID Jovem. Porém com um desconto de metade do preço sobre o valor inteiro da passagem. Uma vez que o cartão ID Jovem registra o assento como comprado, o usuário tem seu lugar disponibilizado com exclusividade por três horas.

Outro benefício interessante é o pagamento da meia-entrada em eventos de entretenimento e cultura. O desconto será sempre de 50 % sobre o valor total do ingresso. Para isso é preciso apresentar o cartão virtual no celular pelo aplicativo ou imprimir o documento e apresentá-lo na hora da compra.

Veja como é simples fazer seu ID Jovem:

Entre pelo site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou baixe o aplicativo ID Jovem

  • Preencha com os dados requisitados inclusive com o seu NIS. Assim, o cadastro irá pedir ainda seu nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone, data de nascimento. E também uma foto para personalizar seu documento ID Jovem.
  • Gere seu ID Jovem e esteja pronto para usufruir todos os benefícios garantidos a você!

Você não sabe como conseguir seu NIS?

O NIS é um código utilizado para identificar o cidadão inscrito no cadastro para programa social do governo, o CadÚnico. Ele é essencial pois, apenas quem possui esse código pode emitir o ID Jovem. A fim de emitir seu NIS você precisa comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Por certo, para se cadastrar no CadÚnico e ter o seu NIS, compareça ao CRAS mais próximo da sua residência.

Saiba mais sobre o ID Jovem leia o artigo: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!