Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ENTREVISTA: Eleger um grêmio é pensar a escola
27 de March de 2019
É quinta! Contra comemoração de ditadura, vamos às ruas por democracia na escola
27 de March de 2019
Mostrar todos os posts

Novo projeto da Lei da Mordaça mira liberdade dos grêmios

Depois da vitória do movimento educacional em 2018 com o arquivamento da proposta do “Escola Sem Partido”, a bancada de Bolsonaro apresentou este ano uma nova versão do projeto, ainda mais grave que a anterior. Um dos motivos: quer censurar a atuação dos grêmios estudantis, algo que não acontecia desde o fim da Ditadura Militar, em 1985.

A nova versão foi protocolada no início de fevereiro pela deputada Bia Kicis (PSL-DF). O PL 246/2019 dedica um artigo para limitar a atuação e força dos grêmios dentro das escolas. “É vedada aos grêmios estudantis a promoção de atividade político-partidária”, determina o PL no seu artigo 8º.

O professor de Direito da Universidade Federal Fluminense e membro da Frente Nacional Escola Sem Mordaça, Fernando Penna, afirma que esse artigo é gravíssimo e torna a Lei da Mordaça ainda mais perigosa. “O projeto atual tem um artigo que proíbe explicitamente que os grêmios exerçam atividades político-partidários. Por que político-partidários? Porque eles entendem tudo como político-partidário. Discussão sobre machismo, racismo, homofobia. Então, com certeza, isso prejudicaria os grêmios”, afirma Fernando.

O professor explica ainda que limitar a atuação dos grêmios é também defasar a formação cidadã dos estudantes. “O grêmio é o lugar onde experiências positivas com a política e a democracia podem acontecer pela primeira vez. Tem debates, consolidação de uma organização, de uma representação. Atacar isso é atacar um dos cernes da formação política do estudante”, aponta Fernando.

Censura remonta aos anos de chumbo

A tentativa de censurar a atuação dos grêmios estudantis nos colégios remonta à Ditadura Militar (1964-1985). Em 9 de novembro de 1964, o regime aprovou a Lei Suplicy de Lacerda que colocou a UBES, o movimento estudantil e as organizações gremistas na ilegalidade.

O decreto limitou os grêmios a atividades que não tivessem qualquer relação político-partidária. Ou seja, ação semelhante ao novo projeto do “Escola Sem Partido”. Na prática, os grêmios eram passíveis de perseguição.

O presidente da UBES, Pedro Gorki, afirma que mais uma vez tentam impor a censura e a mordaça aos grêmios estudantis, mas haverá resistência. “Resistiremos por todas as gerações brasileira que precisam de grêmios para uma escola democrática, inclusiva e plural”, conclui Gorki.

Fique atento

Atualmente o PL 246/19 está apensado a todos os projetos relacionados à Lei da Mordaça no PL 7180. Arquivado ao fim da legislatura anterior, este PL foi desarquivado em fevereiro, mas para avançar precisa tramitar novamente pelas comissões da Câmara.