Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Bolsa Jovem – o que é e como funciona
12 de January de 2019
De olho no futuro do Brasil: 4º ENG discutirá saúde e meio ambiente
15 de January de 2019
Mostrar todos os posts

Lei de censura nas escolas será debatida por estudantes no 4º ENG

Milhares de pessoas se reúnem no próximo mês, em Salvador (BA), para o 4º Encontro Nacional de Grêmios da UBES que acontece junto à Bienal da UNE dos dias 6 a 10. O evento vai debater questões sobre a educação brasileira com jovens do Brasil todo. Uma das mesas terá como tema a Lei da Mordaça, que tenta censurar estudantes e professores nas escolas e tem sido duramente combatida pelo movimento estudantil.

Para o presidente da UBES, Pedro Gorki, é essencial que a juventude conheça os perigos do programa erroneamente chamado “Escola Sem Partido”, principalmente agora que ele tem vários entusiastas nomeados para cargos no Ministério da Educação (MEC), como o próprio ministro, Ricardo Vélez:

“Enquanto corre pelo Brasil o projeto que quer censurar os estudantes, é importante nós democratizarmos esse diálogo. Debater a Lei da Mordaça significa posicionar os estudantes em defesa da democracia, da liberdade e da pluralidade de ideias. Pois em um ambiente de escola com mordaça, nem o próprio debate sobre o ‘Escola Sem Partido’ seria permitido”.

Vitória em 2018

Em 2018, o Projeto de Lei 7180/2014, inspirado no programa  “Escola Sem Partido” foi colocado em pauta em nove reuniões na comissão especial, após o resultado da eleição presidencial. Com a pressão dos estudantes, professores e oposição, o PL  acabou arquivado ao fim da legislatura.

Gorki estava presente e afirmou que o arquivamento foi uma vitória para quem defende a educação, a Constituição e a liberdade. “Este dia sintetiza o poder da esperança da juventude”, disse.

https://www.instagram.com/p/BrQQ96mHt_0/

História do PL na Câmara dos Deputados

O projeto foi apresentado em 2014, época em que o movimento autonomeado “Escola Sem Partido” começou a capitanear adeptos contra uma suposta “doutrinação” por parte de professores.  Os defensores também tentam impedir o debate de gênero e sexualidade nas escolas. A ideia ganhou força de movimentos conservadores e invadiu assembleias legislativas e câmaras municipais por todo o país. Cerca de 150 projetos similares já foram apresentados.

Com o início da nova legislatura no Congresso, o projeto original pode ser desarquivado e voltar a ser discutido. Além do PL 7180, outros 10 semelhantes aguardam análise na Câmara. A Lei da Mordaça é uma das bandeiras do governo de Jair Bolsonaro (PSL). O novo Ministério da Educação começa a sinalizar que deve priorizar a pauta, enquanto estudantes e professores sofrem com a situação precária de muitos colégios.

Manhãs com debates, tardes com cultura

Nesta quarta edição do Encontro Nacional de Grêmios, pela primeira vez o evento acontecerá integrado à Bienal da UNE, agora transformada em Festival dos Estudantes e com participação da UNE, UBES e ANPG.

As atividades da Bienal acontecerão de tarde e, as mesas do ENG, de manhã. As mesas serão em conjunto com o 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE e 8º Encontro Nacional de Pós-Graduandos (ENPG), da ANPG.

Para participar de todas as atividades em Salvador, secundaristas devem se inscrever no site: http://inscricao.encontrodegremios.org.br

Em breve a programação completa do Coneb estará disponível no site e redes da UBES.