Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CONIF e ANDIFES lançam nota em defesa de processo democrático para nomeação de dirigentes da rede federal
19 de August de 2019
Estudantes lutam para frear militarização de escolas no DF
29 de August de 2019
Mostrar todos os posts

Em ano de intensa defesa da Educação, UBES convoca 17º CONEG, 5º EME, e 14º ENET

No sábado (17/8), a Diretoria Executiva da UBES se reuniu na sede da entidade, em São Paulo, para definir os rumos do movimento secundarista no próximo período. Ficou decidida a realização de três encontros nacionais entre 17 e 20 de outubro: o 17º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), o 5º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes (EME) e o 14º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET).

“Se organizar neste momento é importante mais do que nunca. Os estudantes do Brasil estão prontos para defender a educação do Brasil em tempos de Bolsonaro”, afirma o presidente da entidade, o secundarista Pedro Gorki.

Conheça a Diretoria Executiva da UBES, formada por jovens de todo o Brasil

Neste ano, estudantes têm sido guardiões da educação pública, atacada pelo governo federal por meio de cortes, esvaziamento de políticas públicas e recorrentes falas de descredibilidade. Mais de um milhão de pessoas foram mobilizadas pelo movimento estudantil nos atos de 15 e 30 de maio, 14 de junho e 13 de agosto.

CONEG

Um dos principais fóruns deliberativos do movimento secundarista, o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) acontece a cada dois anos. Reúne representantes de entidades regionais, municipais e estaduais. É no CONEG que o movimento define e convoca o Congresso da UBES (CONUBES), espaço onde a nova diretoria é eleita.

Veja como foi o 16º Coneg

ENET

Com estudantes de todo o país, o Encontro Nacional de Escolas Técnicas vai debater os desafios, a realidade e a importância deste tipo de formação. 

O ensino médio técnico tem tomado o centro do debate principalmente com os cortes de cerca de 30% do orçamento dos Institutos Federais e a reação estudantil, no movimento Tira a Mão do Meu IF e a campanha SOS IF. “Chegou o momento desses estudantes de norte a sul, que têm mandado vídeos, se encontrarem”, diz a diretora de Escolas Técnicas da UBES, Rozana Barroso.

Veja como foi o 13º ENET

EME

O Encontro Nacional de Estudantes (EME) é espaço para fortalecer uma rede de combate ao machismo nas escolas do Brasil. Meninas do país todo, convidadas e especialistas trocam experiências por um modelo escolar mais igualitário. 

Veja como foi o 4º EME