Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Cadastro ID Jovem – sem mais dúvidas!
3 de January de 2019
Faz arte e é estudante? Conheça as seis categorias para se inscrever na Bienal
10 de January de 2019
Mostrar todos os posts

Tenha o Documento do Estudante gratuito com seu ID Jovem

O programa ID Jovem surgiu com a intenção de dar mais oportunidade de entretenimento e formação para o jovem brasileiro. Para participar do programa é apenas necessário ter de 15 a 29 anos e ser de família de baixa renda. Em outras palavras, a renda total da família deve ser de até dois salários mínimos.

Entre os benefícios está a gratuidade para transporte entre estados brasileiros. Isso possibilita ao jovem conhecer vários estados ou, se for o caso, visitar amigos e familiares ao redor do Brasil. Pois as empresas de mobilidade são obrigadas a reservar dois lugares para trajeto gratuito. Assim sendo em ônibus, trem ou embarcação – para uso com o ID Jovem.

Após o preenchimentos desses dois primeiros lugares, a empresa ainda deve disponibilizar mais dois lugares para usuários do ID Jovem. Porém com um desconto de metade do preço sobre o valor inteiro da passagem.

Outro benefício interessante é o pagamento da meia-entrada em eventos de entretenimento e cultura. O desconto será sempre de 50 % sobre o valor total do ingresso. Para isso é preciso apresentar o cartão virtual no celular pelo aplicativo. Ou ainda imprimir o documento e apresentá-lo na hora da compra. Por questões de segurança e garantia, é aconselhado que o jovem leve ambos. Portanto, o ID Jovem 2.0 (o aplicativo e seu cartão virtual contido nele) e um em formato impresso.

Apesar do ID Jovem ser uma boa opção para conseguir desconto em ingressos, apenas o Documento do Estudante está previsto na Lei da Meia-Entrada. Dessa forma é essencial que você tenha ele para ter certeza que terá seu direito à meia garantido em todos os locais. Se você possui ID Jovem você pode fazer o Documento do Estudante gratuitamente. Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar reposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita.

Veja como é simples fazer seu ID Jovem:

Entre pelo site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou baixe o aplicativo ID Jovem

  • Preencha com os dados requisitados inclusive com o seu NIS. O cadastro irá pedir ainda seu nome completo. E também: nome da mãe, e-mail, telefone, data de nascimento e uma foto para personalizar seu documento ID Jovem.
  • Gere seu ID Jovem e esteja pronto para usufruir todos os benefícios garantidos a você!

Você não sabe como conseguir seu NIS?

O NIS é um código utilizado para identificar o cidadão inscrito no cadastro para programa social do governo, o CadÚnico. Ele é essencial pois apenas quem possui esse código pode emitir o ID Jovem. Para emitir seu NIS você precisa comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Para se cadastrar no CadÚnico e ter o seu NIS, compareça ao CRAS mais próximo da sua residência. Se você já o tem mas não lembra o código, não entre em pânico. Pois o site do ID Jovem tem um local para você fazer a consulta e já adicionar ao seu cadastro.

Adquira também hoje mesmo o seu Documento do Estudante para poder comprar meia-entrada!! E para saber mais sobre ID Jovem leia o artigo: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!