Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PCI Concursos entenda como funciona e tenha o cargo dos seus sonhos.
11 de janeiro de 2019
Bolsa Jovem – o que é e como funciona
12 de janeiro de 2019
Mostrar todos os posts

Como funciona o ID Jovem – meia entrada e passagem gratuita

O ID Jovem oferece vários benefícios ao jovem brasileiro (de 15 a 29 anos) de baixa renda. Entenda como funciona o ID Jovem e como você pode emitir o seu documento.

Como funciona a passagem intermunicipal gratuita com ID Jovem

A passagem gratuita é regulamentada pela  ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O documento ID Jovem é garantido pelo Decreto nº 8537 que estabelece os critérios para a meia-entrada e para a reserva de assentos gratuitos para jovens de baixa renda.

Quais meios de transporte estão inclusos?

Segundo o decreto oficial, deve ser reservado duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Também deve ser reservado ao jovem duas vagas com desconto de 50% sobre o valor das passagens e devem ser ofertadas após as duas vagas gratuitas terem acabado.

Como funciona a meia-entrada com ID Jovem?

Esse documento também possibilita que o beneficiado tenha acesso à meia-entrada em cinemas, shows, jogos, exposições e demais eventos de entretenimento. Conforme consta no artigo. 23 da Seção VI na Lei nº 12.852:

Art. 23.  É assegurado aos jovens de até 29 (vinte e nove) anos pertencentes a famílias de baixa renda e aos estudantes, na forma do regulamento, o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso cobrado do público em geral.  

Passo a Passo rápido para ter seu ID Jovem

  • Acesse o site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou baixar o app ID Jovem
  • Preencha com as informações solicitadas como dados para contato, foto para personalizar o documento, nome da mãe, nome completo do jovem e NIS
  • Aguarde. Seu documento será gerado na hora. No caso do aplicativo, seu documento será digital e quando for comprar passagem usando-se do benefício ou quando for comprar meia-entrada só precisa apresentar o cartão no aplicativo. No caso de estar usando o site oficial aí é necessário imprimir o documento para ser usado no momento da compra.

O que é o NIS?

É o Número de Identificação Social. Sendo um código utilizado para identificar individualmente os usuários do CadÚnico. Você pode consultar o seu online no sistema Consulta Cidadão.

Restou alguma dúvida sobre o documento? Certeza que você vai encontrar todas as respostas neste outro artigo: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!