Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Filme expõe potência da juventude a partir da eleição de um grêmio
21 de February de 2019
Reprimidos no Senado, estudantes criam campanha para mostrar problemas da escola
26 de February de 2019
Mostrar todos os posts

4º ENG uniu histórias de protagonismo e empoderamento

Ester de Oliveira, Gabriel Chab e Luan da Silva representam um pouco da diversidade de rostos, origens e CEPs que compuseram o 4º Encontro Nacional de Grêmios, entre 6 e 10 de fevereiro, em Salvador, integrado à Bienal dos Estudantes. Apesar das diferenças, os três têm muito em comum: acreditam no próprio protagonismo para melhorar sua escola e país.

Eles chegaram em Salvador na mesma semana em que uma nova “Lei da Mordaça” (PL 246/19) era apresentada na Câmara dos Deputados, com um artigo que propõe explicitamente cercear atividades dos grêmios estudantis. Enquanto isso, trocaram experiências com milhares de jovens do país inteiro sobre a importância do grêmio na sua escola e na sua vida.

“Fiquei bem surpresa quando vi essa galera!”


Ester de Oliveira, 16 anos
Palhoça (SC)

A Ester criou um projeto de roda feminista na sua escola, no interior de Santa Catarina, mas não tinha ideia de quanta gente como ela, a fim de fazer algo pela sua escola e colegas, existe pelo Brasil. Isso até chegar no 4º Encontro Nacional de Grêmios, em Salvador.

Na verdade até pegar o ônibus em Palhoça (SC): “A gente já começa a aprender e conhecer outras histórias quando entra no ônibus. Conheci muita gente com desafios e vontades parecidas, vamos poder nos ajudar. Viajamos por três dias, mas valeu à pena!”.

Filha de cabeleireira, a paranaense é a primeira de sua família a sonhar com um diploma no ensino superior. Um não, dois. “Quero fazer Pedagogia e depois Serviço Social”, planeja. Por enquanto, cursa o segundo ano do Ensino Médio na Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, onde é vice-presidenta do grêmio.

“O ENG me fez ser uma pessoa melhor”


Gabriel Benvenutti Chab, 18 anos
Novo Hamburgo, RS

O que mais impressionou Gabriel Benvenutti Chab na Bienal dos Estudantes foi o Encontro Nacional de Negros e Negras da UBES (ENNUBES). “Aquilo foi bem impactante para mim, me fez pensar bastante”, diz o gaúcho. Loiro e de olhos azuis, ele conheceu no evento a existência da Lei de ensino da cultura e história afro nas escolas. Apesar de aprovada em 2003, a legislação não foi aplicada durante sua educação.

Pela primeira vez no movimento estudantil e também na Bahia, o estudante de 18 anos conseguiu conhecer o Pelourinho e o Rio Vermelho e ainda foi a todas as atividades do evento. “Superou muito minhas expectativas. A Bienal me fez ser uma pessoa melhor, mais interessada com o país e a política”, reflete.

“Dividir experiências é importante para a construção social”


Luan da Silva, 18 anos
São Lourenço da Mata, PE

Luan da Silva já é veterano em encontros estudantis, apesar dos seus 18 anos. Ele organizou uma caravana de São Lourenço da Mata (PE) a Salvador porque acredita na união estudantil para enfrentar agendas fascistas. “Dividir experiências com pessoas de outros estados é muito importante para a construção social e política do nosso país”, completa.

Orgulha-se de ter se formado em 2018 numa escola estadual que tem auditório e biblioteca em funcionamento graças à luta do grêmio, presidido duas vezes por ele.

Assim como Ester e Gabriel, Luan planeja seguir para o ensino superior, mesmo no país onde o ministro da Educação, Ricardo Velez, afirma que “a ideia de universidade para todos não existe”. “O sonho de todo secundarista é se tornar universitário”, desmente o pernambucano.

Leia também:
Como o grêmio mudou a minha vida
Como o grêmio mudou a minha escola