Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Kroton avança sobre educação básica
26 de April de 2018
Nota da UBES sobre tentativa de assassinato em Curitiba
28 de April de 2018
Mostrar todos os posts

Você conhece a história do voto no Brasil? Veja nossa linha do tempo

A eleição é um dos pilares fundamentais da democracia. Graças à participação política do povo, mudanças na sociedade acontecem por meio de leis. Em ano eleitoral, devemos valorizar o poder que temos nas mãos para provocar mudanças na estrutura do país em que vivemos, diante de um cenário de retrocessos e perda de direitos.

Listamos nessa linha do tempo, os marcos na história do voto no Brasil:

Primeira eleição organizada no Brasil. Só votavam os selecionados pela linhagem familiar, renda e propriedade e pela participação nas áreas civil e militar da época, visando escolher o Conselho Administrativo da “vila”.

Uma nova ordenação jurídica e política. A eleição se aproximou dos moldes atuais com o voto a partir dos 18 anos e eleição de representantes da Corte Geral, Extraordinária e Constituinte.

Novo sistema eleitoral com a criação do Senado e da Câmara dos Deputados. O voto era obrigatório e apenas homens com mais de 25 anos de idade, alfabetizados e com uma renda anual determinada podiam participar. Assalariados em geral, soldados, índios e escravos estavam excluídos dessa regra, ficando de fora do processo eleitoral.

Marco na história da mulher brasileira. O voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto.

Luta pela democracia com movimento Diretas Já! Durante a ditadura militar, a participação dos eleitores para escolha do presidente e governadores foi vetada, e durante os anos de 1983 e 1984 uma intensa mobilização social ocupou as ruas de todo o país pedindo eleições diretas.

Avanço nas eleições brasileiras com a Constituição Cidadã. Com a força da campanha “Se liga, 16! pelo país e intensa pressão do movimento estudantil, os jovens de 16 e 17 anos conquistaram o direito ao voto facultativo. Analfabetos também passaram a ter direito ao voto facultativo, aumentando consideravelmente a quantidade de eleitores no país.

Estamos vivendo o maior momento de ataque à democracia desde a ditadura. Direitos garantidos são constantemente ameaçados por propostas que não dialogam com os setores da sociedade. E em 2018, é fundamental a participação da juventude e de todo povo brasileiro para virar esse jogo nas urnas. #SeLiga16 #BoraOcuparAsUrnas