Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Identidade do “Se Liga 16!” mostra a cara e a coragem da juventude
20 de April de 2018
Como os problemas na educação me prejudicam?
26 de April de 2018
Mostrar todos os posts

Por que o voto fortalece a democracia?

O Brasil vive seu maior atentado à democracia desde a Ditadura Militar e, em ano de eleição, o voto é a principal arma para virar o jogo nas urnas. Buscando despertar os jovens para questões políticas e sociais, há 30 anos, a UBES promove a campanha Se Liga 16!, estimulando que os jovens de 16 e 17 anos exerçam sua cidadania por meio do voto, mesmo ele não sendo obrigatório.

Em um país onde a educação não tem investimento necessário para se fortalecer e ainda enfrenta retrocessos, com censura e propostas como a Escola Sem Partido, é importante que a juventude participe da tomada de decisão para uma mudança nos rumos do país.

Você sabe por que seu voto é importante para o país?

Quem responde é Diretor de Políticas Educacionais da UBES, Matheus Viana:

“É tarefa dos jovens e do movimento estudantil fortalecer um projeto de país que represente os interesses da juventude e da educação. A nossa tarefa é fazer o embate de todos os retrocessos nas urnas, nas praças e nas escolas!”

Para o jovem, a união dos estudantes é fundamental diante de tantas ameaças ao ensino público, como a “Deforma” do Ensino Médio e o golpe parlamentar que deixou o Brasil “a mercê do neoliberalismo e do imperialismo internacional”.

Protagonismo do povo na decisão de seus interesses

Segundo Matheus, participar das eleições, além de ser um ato democrático, é se envolver nas escolhas que trarão impactos tanto para os estudantes, como para toda a população.

Matheus Viana, 18 anos, Diretor de Políticas Educacionais da UBES.

Participar da política, ajudando a escolher nossos representantes, é fazer sua voz ser ouvida e fortalecer a luta em defesa da educação. Faça parte da mudança e #SeLiga16!

Ainda não tem título de eleitor? Veja o passo a passo para tirar o seu.

Ah! Quer espalhar a campanha na sua cidade? Clique aqui e acesse o panfleto do Se Liga 16! 🤗