Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes mobilizados contra a restrição do passe livre estudantil em Campos (RJ)
22 de February de 2018
Ensino de Jovens e Adultos enfrenta dificuldades no Brasil
23 de February de 2018
Mostrar todos os posts

Participe da cobertura colaborativa do CIRCUS da UBES no Fórum Social Mundial

O maior encontro de organizações e movimentos sociais do mundo volta ao país. O Fórum Social Mundial (FSM) 2018 que acontece em Salvador (BA) do dia 13 a 17 de março, terá cobertura colaborativa organizada pelo CIRCUS da UBES e CUCA da UNE, com foco na produção cultural e na organização da juventude das entidades estudantis ao redor do mundo.

Igor de Lucca, diretor de Cultura da UBES e coordenador do CIRCUS afirma que quando estudantes falam sobre sua vivência, o resultado sempre é melhor: “Quando a gente constrói as coberturas colaborativas é justamente isso, é a gente falando sobre a nossa intervenção no FSM, que é um evento gigante e capaz de mobilizar pessoas de todo lugar do mundo.”

Além de jornalistas, ativistas e profissionais da mídia, outros interessados em participar da cobertura colaborativa podem se inscrever por meio desse formulário com mais informações.

“O papel que a gente pretende com a comunicação colaborativa é justamente narrar e entender como a juventude do mundo se organiza através das entidades estudantis”, diz Camila Ribeiro, coordenadora do CUCA da UNE. Ela também afirma que “temos uma juventude muito comunicadora e hoje temos muitas ferramentas que permitem que a gente se conecte”.

O FSM reúne diversas entidades sociais e estudantis pelo planeta para discutir alternativas de transformação global, combatendo retrocessos e ataques democráticos pelo mundo. O encontro surgiu em Porto Alegre no ano de 2001 para contrapor as medidas neoliberais que eram propostas no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos na Suíça. Desde então se consolidou como um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano de uma forma democrática e sustentável.

Aproveitando a oportunidade de participação no FSM, estudantes que estarão em Salvador também irão poder assistir o primeiro Seminário de Gestão da UBES, da diretoria eleita no 42º CONUBES, realizado em dezembro. No encontro, será debatida a conjuntura e os rumos do movimento estudantil. Mais informações serão divulgadas em breve no site e nas redes da UBES. Acompanhe!

 

Por Diego Guaglianone