Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Começa Jornada de Lutas nos estados! Estudantes por prioridade para a educação
10 de agosto de 2018
“Sem luta por financiamento hoje, escola pública se esvazia em poucos anos”
13 de agosto de 2018
Mostrar todos os posts

ID Jovem NIS – Saiba tudo sobre ele!

O que é ID Jovem?

O ID Jovem é um documento que necessariamente precisa ter o NIS para ter direito a ele. Neste artigo você vai entender como ele funciona e como emiti-lo. Decerto o ID Jovem é digital por aplicativo e por site, e também pode ser impresso caso o jovem queira. Ele é indicado a jovens de 15 a 29 anos que sejam de famílias de baixa renda, ou seja, que a renda total mensal seja de no máximo 2 salários mínimos. Semelhantemente o documento ID Jovem te possibilita ter meia-entrada em eventos artísticos e culturais e ainda, ter gratuidade no transporte entre estados brasileiros.

Requisitos para ter direito ao benefício do ID Jovem

  • A renda mensal total da família do jovem deve ser de até dois salários mínimos. (R$1996,00)
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
  • Ter as informações cadastrais do CadÚnico atualizadas nos últimos 24 meses.
  • Saber o NIS: Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho. Para facilitar ainda mais a sua vida você pode encontrar seu NIS no Consulta Cidadão. Ele faz a busca no banco de dados a partir de informações requisitadas.

Quem não tem o NIS pode emitir a ID Jovem?

Não, apenas com o NIS é possível emitir a ID Jovem. Entretanto quem não possui o NIS e se enquadra nas regras para inscrição no CadÚnico, deverá dirigir-se ao CRAS ou à Prefeitura de sua cidade para realizar sua inscrição.

O que é o número de identificação social (NIS)?

É um código utilizado para identificar individualmente os usuários do CadÚnico

O que é o Cadastro Único para Programas sociais do Governo Federal (CadÚnico)?

É um instrumento de coleta de dados com o objetivo de identificar as famílias de baixa renda do País.

Os demais programas e benefícios do Governo Federal que utilizam o CadÚnico são: Id Jovem; Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Carteira do Idoso; Programa de Cisternas; Carta Social; Telefone Popular; Pro Jovem Adolescente; Brasil Carinhoso; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; entre outros.

Como se cadastrar ou atualizar os dados no cadastro único?

Procurar o setor responsável pelo cadastramento no seu município, geralmente na Prefeitura da sua cidade, ou o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância do NIS e como emitir o seu. Se precisar de mais informações leia o artigo: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!