Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Cadastro Único – tudo que você precisa saber
26 de December de 2018
Nova Carteira de Estudante 2019
3 de January de 2019
Mostrar todos os posts

ID Jovem cadastro, como fazer?

Você jovem tem um benefício garantido com o ID Jovem. Mas você sabe como ele funciona e como fazer o cadastro?

O ID Jovem é um documento destinado a uma parcela de jovens que se enquadram nos critérios pré estabelecidos. São eles: ser de família de baixa renda e inscrita no CadÚnico e ter entre 15 e 29 anos.

Esse documento é fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude e antigamente era cuidado pela Caixa Econômica. Por isso inclusive alguns sites ainda orientam fazer o cadastro por meio do site da Caixa.

Cadastro ID Jovem pelo Aplicativo

O programa possui um aplicativo oficial e exclusivo disponível para IOS, Android e Windows. É o ID Jovem 2.0. Ele é bem intuitivo e simples de usar, para se cadastrar e emitir o seu ID Jovem basta preencher as informações solicitadas. São elas: nome completo da mãe, foto para personalização da carteirinha ID Jovem. E também nome completo do jovem, número NIS e dados de contato.

O jovem que não souber o seu código NIS pode encontrá-lo no Cartão Cidadão. Assim como no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho. Porém se a dúvida persistir ele pode consultar o NIS em alguma agência da Caixa Econômica Federal. No entanto, com a intenção de facilitar a vida do jovem você pode saber seu NIS por um sistema online. O sistema de busca se chama Consulta Cidadão e reporta o Número de Identificação Social por intermédio de alguns dados pessoais.

Com o aplicativo baixado e o ID Jovem gerado e virtual ele pode usufruir dos benefícios apenas apresentando o cartão no app.

Como fazer o ID Jovem pelo site?

Se o estudante não quiser baixar o aplicativo e ter o cartão virtual sempre à mão, pode fazer pelo site e imprimir o documento.Assim é preciso fazer o mesmo cadastro que faria pelo aplicativo, respondendo às perguntas e gerando o cartão. O site oficial para fazer o ID Jovem é: https://idjovem.juventude.gov.br/

Tem mais alguma dúvida? Então leia este artigo onde você vai encontrar tudo o que você precisa: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!