Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Sartori, não feche minha escola!
19 de January de 2018
Porto Alegre, capital dos estudantes, capital da Democracia
22 de January de 2018
Mostrar todos os posts

Em primeira reunião da diretoria, UBES reafirma luta pela democracia

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas reuniu, pela primeira vez, os diretores e diretoras da entidade, de diversas regiões do Brasil, que estarão à frente do movimento estudantil até o ano de 2019. A direção foi formada após a eleição da chapa “Secundas em lutas, em defesa da educação e do Brasil”, no último Congresso da UBES, sendo proporcional ao resultado da votação dos delegados e delegadas presentes no encontro.

Na reunião, que aconteceu na tarde do sábado (20) em Porto Alegre, os secundaristas debateram a atual conjuntura do país e decidiram um calendário para ações durante o ano de 2018. Houve também a aprovação unânime de uma resolução em defesa da democracia e contra o impedimento judicial do ex-presidente Lula em concorrer nas eleições deste ano.

A UBES e a UNE, com isso decidiram pela mudança simbólica de sua sede para Porto Alegre neste dia 22 de janeiro (segunda), em referência também à Campanha da Legalidade de 1961, quando os estudantes também vieram para a capital gaúcha garantir o direito de João Goulart assumir a presidência do Brasil.

“O ano de 2018 será de muita resistência”, disse o presidente da UBES, Pedro Gorki. “Precisamo resgatar a democracia com o povo na rua e com os estudantes, além de também retomar a esperança do nosso país. Não podemos aceitar que o horizonte do futuro do nosso país esteja somente nas mãos de pessoas com um Bolsonaro, um Luciano Huck, um João Dória. É preciso que o Brasil tenha um projeto de nação, que possa debatê-lo com todas as camadas da sociedade e com a juventude”, apontou.

Na terça-feira (23), a UBES também estará presente no ato preparatório para o Fórum Social Mundial, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e participará da vigília democrática que irá durar por toda a noite até o dia 24 (quarta), data do julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal 4, em Porto Alegre.

NOVA DIRETORIA

Participaram da reunião da diretoria da UBES 15 estudantes de escolas, institutos federais e cursos de pré-vestibular em diversos estados.

Veja quem esteve presente:

Presidente: Pedro Gorki (RN)
Vice-Presidente: Ramon Motta (BA)
Secretária Geral: Julienne Ramos (RJ)
Tesoureiro Geral: Ericleiton Emídio (RN)
Diretor de Políticas Institucionais: Wilammy Macedo (CE)
Diretor de Grêmios: Ângelo Márcio (SE)
Diretora de Escolas Técnicas: Rozana Fonseca (RJ)
Diretora de Comunicação: Isabela Queiroz (RJ)
Diretora de Movimentos Sociais: Bruna Santos (SE)
Diretora de Relações Internacionais: Bruna Helena Fagundes (MG)
Diretora de Mulheres: Maria Clara Targino (RN)
Diretor de Políticas Educacionais: Matheus Viana (BA)
Diretor de Esportes: Fernando Fontoura (RS)
Primeiro Vice Presidente: Evandro José da Silva (PE)
Primeiro Diretor de Grêmios: Marcos Adriano Prestes (RS)

Por Artênius Daniel, de Porto Alegre