Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Por que a lei da mordaça nas escolas é inconstitucional
1 de November de 2018
Projeto de censura na escola volta ao Congresso
5 de November de 2018
Mostrar todos os posts

CadÚnico – saiba tudo sobre ele.

O CadÚnico é uma plataforma usada pelos governos federal, estadual e municipal. Ele possui informações sobre você e sua família para poderem assim, ter a chance de se inscrever em programas sociais do governo. Ele é indicado para famílias em situação de vulnerabilidade social, em outras palavras, pobreza ou extrema pobreza. Com efeito, apenas são aceitas famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa. Ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total (de acordo com a Caixa Econômica Federal)

Como se inscrever no CadÚnico?

A fim de efetuar o cadastramento, visitas mensais promovidas pelo município podem ser feitas às famílias. Essas visitas são periódicas, portanto são feitas não somente para o primeiro cadastro, como também, para a manutenção do benefício.

Importante: Sempre que houver alguma mudança na família, como o nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho. Ou ainda quando alguém deixar de morar na residência ou falecer, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família. Assim também deve-se fazer a atualização dos dados caso haja mudança de telefone. Como também alteração na renda mensal ou no estado civil dos moradores ou ainda em caso de adoção.

Entretanto, se a sua família ainda não foi visitada você mesmo pode fazer o cadastro. Desse modo, basta procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – no seu município e solicitar o cadastramento. Dica: capitais e cidades grandes tem mais de um CRAS, você pode procurar no Google qual unidade é mais próxima da sua residência.

Para fazer o cadastro da sua família é importante seguir as seguintes recomendações dadas pela Caixa – responsável pelo CadÚnico:

  • A pessoa que for fazer o cadastro da família deve fazer parte da família; morar na mesma casa e ter no mínimo 16 anos.
  • A pessoa que for fazer o cadastro deve ser preferencialmente a responsável pela família e ainda, preferencialmente uma mulher.
  • Levar um CPF ou Título de Eleitor
  • Exceção: no caso do responsável de famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos listados abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
  • É necessários levar ao menos um dos documentos listados abaixo de cada familiar:

Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento Indígena (RANI); Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

  • Levar um comprovante de endereço – pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar mas ajuda no preenchimento do endereço.

Por que é importante manter o cadastro atualizado?

Por que dessa forma é possível identificar a situação econômica da sua família e enquadrá-la nos programas sociais do governo. Para receber os comunicados dos programas são utilizadas apenas as informações cadastradas.

O cadastro no CadÚnico é um requisito para participação na seleção do Bolsa Família e nos outros programas sociais. A seleção é feita mensalmente e quem for selecionado receberá um comunicado oficial pelo órgão responsável. Os municípios e estados também usam o CadÚnico como base para seus programas sociais. Note que a inscrição no Cadastro único não garante que a família será selecionada para ser beneficiada com algum benefício.

ID Jovem

Se você tem de 15 a 29 anos e sua família é de baixa renda você tem direito ao documento ID Jovem, caso não se enquadre, você pode solicitar a Carteira de Estudante. Ele te possibilita vários benefícios, entre eles, viagens interestaduais gratuitas e meia-entrada em eventos artístico-culturais. Para saber mais sobre o programa identidade jovem e como fazer o seu, leia: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!