Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O que um Documento do Estudante Oficial precisa ter?
11 de December de 2018
Estudantes comemoram arquivamento do “Escola Sem Partido”
11 de December de 2018
Mostrar todos os posts

Bilhete Único SPtrans Estudante, tire suas dúvidas!

O Bilhete único estudantil é emitido em São Paulo pela SPtrans. Por meio do site SPtrans Estudante é possível solicitar o benefício da meia passagem ou da gratuidade no transporte público. A fim de sanar suas dúvidas continue a ler este artigo.

Quem tem direito ao passe livre estudantil?

Estudantes de baixa renda possuidores do NIS ou seja, que tenham renda média familiar de até 1 salário mínimo e meio. Além de ser cadastrado no CadÚNICO. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social no município de São Paulo, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além disso o estudante deve estar matriculado em ensino médio, técnico e fundamental da rede pública, seja estadual, federal ou municipal.

No caso de alunos de baixa renda que estudam em escola particular eles devem participar de um dos pré requisitos. Ser bolsista do ProUni ou alunos do FIES. São aceitos ainda integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família) com renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio. Além desses também são aceitas pessoas englobadas em programas governamentais de cotas sociais. Porém com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Entretanto, alunos do fundamental, médio e técnico de instituições privadas, mesmo bolsistas, têm direito apenas a meia tarifa no transporte público. Porém, quem já recebe auxílio-transporte, como estudante do PRONATEC ou SENAC, SESI, SENAI, SESC e SENAT também não podem solicitar o passe livre. Pois isso caracteriza acúmulo de benefício.

Quem tem direito a meia-passagem no transporte público?

Todo estudante regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Isso porque, ao contrário do Passe Livre, o benefício da meia passagem não é baseado em renda. Todos os alunos da rede privada no ensino fundamental e médio, alunos do ensino superior e tecnológico tem direito à meia. Ainda no caso de escolas particulares, mesmo alunos bolsistas e de baixa renda não possuem direito à isenção total, apenas a meia-tarifa.

Como fazer cadastro para o Bilhete Único?

É um processo simples que pode ser quase que totalmente feito pela internet.

  • 1º: acesse o site Bilhete Único Estudante
  • 2º:  no espaço para cadastro no site da SPTrans Estudante contém informações sobre o cadastramento e sobre os dados necessários.
  • 3º Clique em “Inicie o processo de cadastramento”. Quando for preencher seus dados, leia atentamente as instruções e tenha seu RG e CPF ao alcance.
  • 4º Após preencher todas as informações um boleto será gerado. Ele tem um valor de 7 passagens de transporte, referente aos custos de produção do cartão. Seu cadastro só será pendente de aprovação após a confirmação do pagamento deste boleto.

Após esse processo vem mais um. Consiste em uma etapa que precisa ser feita presencialmente em algumas instituições. Porém outras permitem que seja feito pelo sistema da universidade ou da escola. É preciso que você vá até sua instituição de ensino e solicite que a mesma envie os dados da sua matrícula até a SPTrans. Ou como dito anteriormente, você pode solicitar online dependendo da sua instituição. Para que seu cadastro seja finalmente liberado e você possa usufruir do benefício de estudante, esse passo é essencial.

No portal Bilhete Único estudante ainda é possível acompanhar a situação do cadastro e ver se ele foi aprovado em “Consultar Situação do Estudante”. Basta digitar CPF e RG nos campos solicitados e acompanhar a situação do seu benefício. Depois de boleto pago e cadastro aceito, o bilhete único será entregue na instituição de ensino do aluno.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado! Quer mais benefícios? Então conheça o ID JOVEM, um documento totalmente gratuito que te permite viajar de graça entre estados e ter meia-entrada nos eventos. Saiba mais sobre ele!