Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Pedro Gorki tira o título de eleitor em Natal, Rio Grande do Norte
ARTIGO: Por que tiramos o título?
8 de May de 2018
This Is Brazil: 7 clipes brasileiros que denunciam o racismo
15 de May de 2018
Mostrar todos os posts

Até último dia para jovens de 16 e 17 tirarem o título, UBES realiza maratona “Se Liga 16”

UBES e UMES no TSE Natal

Gorki tirou o título no Rio Grande do Norte durante campanha da UMES-Natal

Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para quem tem 16 ou 17 anos e quer votar nas eleições do próximo mês de outubro. A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) está promovendo em todo o Brasil uma maratona de ações da campanha “Se Liga 16”, que tem o objetivo de conscientizar o público dessa idade sobre a participação política e democrática nos rumos do país.

A campanha, que completa 30 anos, e desta vez tem como mote “Bora ocupar as urnas”, convoca o grande número de estudantes secundaristas que ocuparam as suas escolas nos últimos anos, em defesa da educação, para se mobilizarem também pelo direito ao voto.

Em diversos estados, a UBES está realizando rolês coletivos com a juventude para os Tribunais Regionais Eleitorais, para a emissão do documento. Na última quinta-feira (3), uma dessas ações foi realizada em Natal (RN) e quem tirou o título também foi o próprio presidente da UBES, Pedro Gorki, de 17 anos. Esta será a primeira eleição da qual participa:

“Assim como tantos, me sinto muito feliz de tirar meu título de eleitor. A emoção é por ter mais participação cidadã e poder escolher quem representa nosso povo. A escolha dos representantes é decisiva para a defesa dos direitos dos jovens. A construção da sociedade que a gente quer passa por boas políticas públicas para a juventude e para a educação brasileira”, afirma Gorki.

A campanha Se Liga 16 surgiu em 1988, após a ditadura militar brasileira, como um instrumento de pressão sobre os parlamentares que definiram a Constituição Federal naquele ano. Após muita manifestação e atuação da UBES, o texto constitucional passou a incluir o voto facultativo nessa faixa etária.

Até o fim desta quarta, a UBES promoverá uma série de ações nos estados, nas escolas e também nas redes sociais, onde está previsto um twitaço de mobilização dos mais atrasados que ainda não procuraram a Justiça Eleitoral. Nos próximos meses, a entidade também produzirá uma plataforma eleitoral com as reivindicações dos estudantes brasileiros para os candidatos nas eleições de 2018.

Campanha “Se Liga, 16!” pelo Brasil

Nos últimos dias antes do fim do prazo, a ACES (Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas) ajudou a organizar um grande mutirão no Ginásio Paulo Sarasate, com o TRE, e mobilizou mais de 100 secundas.

No Ceará também teve debate sobre democracia e cidadania. Na foto, presidente da UBES Pedro Gorki fala na EE César Cals, Fortaleza. Abaixo, no transporte até o ginásio Paulo Sarasate.

Vai que dá! Na terça (8/5), a UPES – Paraná e Aesc-Sul Associação dos Estudantes Secundaristas de Campina Grande do Sul mobilizaram os secundas atrasadinhos para tirarem o título no Fórum Eleitoral de Campina Grande do Sul.

Em Manaus, jovens participam de caravana da UBES e do Grêmio Estudantil Chico Mendes, do IFAM, até o TSE-AM

 

 

 

Jovens de Campina Grande emitem título de eleitor e participam de palestra sobre cidadania em Campina Grande (PR). Ação da UBES foi em parceria com a AESP – Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba

Orgulho! Mais uma foto da ação em Campina Grande, Paraíba

 

 

 

 

 

 

 

 

Em São Luis, estudantes também mostram o título de eleitor depois de participar da campanha #SeLiga16 da UBES e da AMES – Maranhão

No TSE de São Luís do Maranhão, com participação da diretora da UBES Rozana Barroso

Em Porto Alegre, estudantes puderam tirar o título de eleitor na frente da escola Ernesto Dornelles, graças a uma parceria do TRE-RS com o grêmio