Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

5 motivos por que Ensino a Distância é projeto contrário à escola com qualidade
8 de August de 2018
#EducaçãoSemVeto: Luta dos estudantes é para manter verba do MEC
9 de August de 2018
Mostrar todos os posts

O que é ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos

A organização estudantil ANPG surgiu a partir da organização do Movimento Nacional de Pós-Graduandos (MNPG) em julho de 1986. Ela é a entidade principal de uma rede de representações formada pelas Associações de Pós-Graduandos (APGs) espalhadas pelo Brasil.

Sabemos que a pós-graduação tem sido ampliada e que as agências de fomento têm aumentado o número de bolsas. No entanto, sabemos também que essas ainda são insuficientes para a demanda do país. Ainda não existe um mecanismo que regule as bolsas de pesquisa e falta muito para que consolidemos os direitos reivindicados há décadas pelo MNPG.

No cenário brasileiro atual, a ANPG se mantém firme na defesa dos direitos de pós-graduandos e no desenvolvimento da ciência e tecnologia tendo como foco o desenvolvimento nacional. Graças à associação, a pesquisa brasileira vive um processo de maior estímulo e desenvolvimento frente à década anterior. Mas ainda há muito para ser conquistado em prol do estudante e do desenvolvimento científico.

Qual a contribuição da ANPG para a história do Brasil?

A ANPG lutou em defesa da ciência no final da década de 80 e percorreu todo o território nacional. Assim, ajudando a fortalecer o MNPG e a consolidar as APGs em diversas instituições de ensino e pesquisa.

A entidade dos pós-graduandos resistiu aos ideais liberais nos anos 90 e marcou pela atuação no impeachment de Collor. Como também, defendendo o Sistema Nacional de Pós-Graduação e os debates que ajudaram a fortalecer suas demais campanhas.

A ANPG passou pelos anos de resistência e incentivo à importação de tecnologia estimulando o fomento à ciência nacional. No entanto, nesse mesmo período, o número de bolsas e o seu valor permaneceram congelados. Dessa maneira, estimulando a absorção pouco qualificada de mestres e doutores no mercado de trabalho e desestimulando a produção nacional.

O desenvolvimento de pesquisas no Brasil é essencial para o desenvolvimento do país nas próximas décadas. É em defesa da pesquisa e da educação que a ANPG age.

Em apoio a ANPG e em defesa dos seus direitos estudantis garanta sua Carteira de Estudante Oficial da ANPG