Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SP: Estudantes fazem vigília contra o “Escola sem Partido”
7 de December de 2017
Com pressão de estudantes, Passe Livre avança no Rio
12 de December de 2017
Mostrar todos os posts

UBES participa de conferência da Frente Brasil Popular

Um encontro das entidades que compõe a Frente Brasil Popular, entre elas a UBES, acontece neste sábado (09) e domingo (10) na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP). É a segunda vez que os membros do país todo participam de uma conferência para dividir ideias e traçar estratégias.

Criada em 2015, durante uma crise na sociedade brasileira que acabaria levando ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a frente tem sido um pilar da resistência por direitos e democracia no Brasil.

Para Pedro Gorki, presidente da UBES, a articulação foi e continua sendo essencial para enfrentar o golpe. Ele e outros secundaristas estiveram na abertura da II Conferência Nacional nesta sexta (08), no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

“A Frente Brasil Popular é a união de toda a rebeldia e indignação de um povo golpeado. A realização dessa conferência dialoga com a necessidade do nosso povo de ter alternativas ao projeto de Temer”

Programação da II Conferência Nacional da Frente Brasil Popular

Sábado – Dia 9/12

Mesa 1: Bate-papo sobre conjuntura do Brasil e do mundo
Mesa 2: Os desafios políticos da Frente Brasil Popular
Noite Cultural

Domingo – Dia 10/12

Mesa 3: Desafios da construção de uma narrativa alternativa
Síntese dos Encaminhamentos

Você sabia?

A Escola Nacional Florestan Fernandes, onde a conferência acontece no fim de semana, foi construída pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), entre 2000 e 2005. É um espaço para diversas formações teóricas e práticas, como alfabetização, pedagogia da terra, saúde comunitária e administração de cooperativas.

Para a construção, diversos artistas doaram verba arrecadada com seu trabalho, como o fotógrafo Sebastião Salgado e o músico Chico Buarque.

Florestan Fernandes (1920-1995), homenageado no nome, foi um importante educador e sociólogo brasileiro, incentivador do trabalho coletivo e defensor do ensino público gratuito e de qualidade.

Confira artigo sobre colorimetria