Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

300 mil na Paulista avisam: “Aposentadoria fica”
16 de March de 2017
Lutar como uma garota
20 de March de 2017
Mostrar todos os posts

Reformas deixarão jovens sem aposentadoria, diz professora da FGV

Em entrevista ao site da UBES, a doutora em ciência política e mestre em sociologia Sonia Fleury fala sobre os principais problemas da reforma da aposentadoria, que pode deixar os jovens sem este direito:

“Com esta reforma e a trabalhista, os jovens não poderão se aposentar nem entrar logo no mercado de trabalho.”

Sonia é professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, onde coordena o Programa de Estudos sobre a Esfera Pública. Como consultora, ela colaborou com a elaboração da Constituição Brasileira, no capítulo sobre Seguridade Social, exatamente o que assegura o direito à aposentadoria. Ela diz:

“A Previdência define a sociedade que queremos construir. Não é um gasto do governo, é uma contribuição de toda a sociedade para atenuar os riscos para os mais vulneráveis.”

Segundo ela, o custo das aposentadorias do Brasil hoje, apontado como vilão pelo governo, não é muito diferente de outros países. E há outros gastos grandes que não são discutidos, como o pagamento de juros ao sistema financeiro, o único poupado de cortes e congelamentos.

“Há muitas coisas a serem corrigidas em uma verdadeira reforma da Previdência que não estão sendo tocadas: as desonerações para empresas, a falta de empregos para os jovens, que estariam contribuindo se a economia estivesse crescendo, a ausência de benefícios para as mulheres que saem do mercado formal para cuidar da família, a redução da informalidade no mercado de trabalho.”

reforma da previdência destaque

Manifestante em protesto do dia 8 de março, em São Paulo (Foto: Amanda Macedo)

Leia também:
300 mil na Paulista avisam: “Aposentadoria fica”

Confira a entrevista completa:

 

UBES: A reforma da previdência proposta pela PEC 287 tem recebido muitas críticas. No seu ponto de vista, qual é o maior problema do projeto?

Sonia Fleury: Os principais problemas são o fato de ser uma proposta autoritária, que não se propõe a discutir com a sociedade que é toda afetada por ela, qual o melhor caminho para enfrentar os desafios, além de ser uma proposta que só se preocupa com o problema financeiro, que não tem origem na Previdência. Ao contrário, os problemas da previdência são uma consequência de um país com alto nível de desemprego e subsídios e desonerações generalizados para empresas.

UBES: O gasto do Brasil com previdência hoje é de cerca de 13% do PIB. A senhora considera muito alto?

O gasto previdenciário é semelhante ao de outros países. Para dizer se é alto ou baixo, tem que se comparar com outros gasto, por exemplo: os juros do pagamento da dívida. Essa comparação o governo não faz.

A Previdência não pode ser discutida exclusivamente a partir do gasto. Ela define o padrão de distribuição de uma sociedade, cuja consequência  é o tipo de sociedade que queremos construir. Ela não é um gasto do governo, ela é uma contribuição de toda a sociedade para atenuar os riscos para os mais vulneráveis.

UBES: A senhora vê alternativas mais brandas para a Previdência que poderiam ajudar a equilibrar contas públicas com menor prejuízo social?

O Brasil desenvolveu políticas reconhecidas internacionalmente como originais e redutoras tanto da pobreza quanto da desigualdade, como o BPC [benefício recebido por idosos em situações vulneráveis, que a reforma prevê extinguir] e a aposentadoria rural [também com fim previsto na reforma].

A proposta atual afeta os benefícios para os mais pobres e vulneráveis e por isso tende a acentuar as desigualdades de gênero, de raça e da população rural. Além de afetar 7 em cada 10 municípios no Brasil que dependem da circulação de recursos dos benefícios previdenciários.

Há muitas coisas a serem corrigidas em uma verdadeira reforma da previdência que não estão sendo tocadas: as desonerações, a falta de empregos para os jovens, em especial, que estariam contribuindo se a economia estivesse crescendo, a ausência de benefícios para as mulheres que saem do mercado formal para cuidar de filhos e idosos da família, a redução da informalidade no mercado de trabalho, etc.

UBES: Pela reforma da Previdência que está no Congresso, o trabalhador precisaria começar a contribuir aos 16 anos para garantir a aposentadoria integral aos 65. Como isso pode afetar a vida da juventude?

Os jovens são o setor mais afetado pela falta de crescimento econômico e de políticas públicas que favoreçam sua absorção no mercado de trabalho. Com esta reforma e a trabalhista, eles não poderão se aposentar nem entrar logo no mercado de trabalho. Quando entrarem, serão contratos flexíveis, ou seja, impossível assegurar contribuições por tão longo período.