Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

A escola técnica que queremos
1 de December de 2017
UBES lança o Circus, Circuito de Cultura Secundarista
1 de December de 2017
Mostrar todos os posts

Milhares nas ruas contra censura na educação

Com dança, batuque, gritos e irreverência, mais de sete mil estudantes brasileiros, de todos os estados do país, mostraram nesta quinta (1) em Goiânia que o projeto “Escola Sem Partido” não contempla a diversidade e os anseios da juventude. O desfile com secundaristas de todos os estados, contra o modelo ultraconservador de educação, fez parte das atividades do Congresso da UBES, que acontece na capital de Goiás.

No carro de som e nas ruas, as bandeiras e palavras de ordem denunciaram que a chamada “Lei da Mordaça”, já apresentada pelo poder legislativo em diversos municípios, estados e até no Congresso Nacional (veja mapa), não representa uma “neutralidade” no ensino, e sim a adoção de um único discurso – a voz conservadora.

(Foto: Nilmar Lage)

(Foto: Leo Souza)

 

Não vão nos calar

“Não vão nos calar / Escola com mordaça é ditadura militar” entoavam as milhares de vozes, com diferentes sotaques, crenças e gêneros. Referências ao regime autoritário no Brasil (1964-1985) fizeram parte de toda passeata, que ocupou Goiânia da Praça Universitária até a Praça Cívica.

(Foto: Nilmar Lage)

(Foto: Nilmar Lage)

“Somos a geração que ocupou suas escolas e estamos aqui, juntos, demonstrando que a organização dos estudantes não aceitará censura. Queremos reflexão e crítica na escola”, dizia a presidenta da UBES, Camila Lanes, que alternava o microfone com outras lideranças.

As falas ressaltaram também a urgência de prioridade para uma educação pública de qualidade. Para os jovens, medidas federais como congelamento de investimento em educação e uma reforma antidemocrática do ensino médio, são provas de que o governo ilegítimo de Michel Temer não responde às necessidades da área.

O Congresso da UBES segue até este sábado (2), com atividades na Arena Goiânia. Acompanhe ao vivo pela página da UBES no Facebook.

Por Natália Pesciotta, de Goiânia
Fotos: Leo Souza e Nilmar Lage