Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Eu amo baile funk: ritmo tem espaço no 42º CONUBES
29 de November de 2017
Enegrescendo a conversa: UBES debate redução da maioridade
30 de November de 2017
Mostrar todos os posts

Filme “Primavera” emociona estudantes na abertura do 42º CONUBES

Um dos auditórios montados na Praça Universitária Honestino Guimarães, em Goiânia, esteve foi completamente ocupado pelos secundas de todo o Brasil que vieram para a abertura do 42º CONUBES, na noite desta quarta-feira (29). “Sejam todos bem-vindos e bem-vindas à nossa sessão extraordinária de cinema”, disse a presidenta da UBES, Camila Lanes, pouco antes do pré-lançamento do filme Primavera, documentário que relata experiência dos estudantes nas ocupações secundaristas.

Foto: Nilmar Lage

Carrinho de pipoca e muita expectativa marcaram a chegada dos jovens, que iriam ver retratadas as lutas de todos eles em seus estados. O filme é uma produção independente da Clementina Filmes, mas contou com o apoio da UBES. “Vivemos num momento muito difícil no país, duro para quem acredita numa sociedade mais justa, e poder sentir o que vocês sentem me dá muita esperança. Por isso, quero dizer que esse é um filme de esperança”, disse a diretora do documentário, Ana Petta. “Este é um primeiro corte, o filme não está finalizado, mas não poderíamos perder a oportunidade de apresentá-lo pela primeira vez aqui, para vocês”, acrescentou.

Leia também: Primavera: Ajude a contar a história das ocupações!

O reitor substituto do Instituto Federal de Goiás – IGB, professor Adelino Pimenta, também presente na abertura do CONUBES, saudou os estudantes e disse que acredita na luta deles pela Educação pública, gratuita e de qualidade para todos. “Desejo que aqui todos se sintam em casa e sintam tranquilidade para pensar um futuro melhor para o país”, disse.

Foto: Nilmar Lage

Uma juventude que floresce

O filme “Primavera” retrata uma juventude com sede de mudança, que ocupou suas escolas, transformou e foi transformada pela experiência. Além das pautas comuns às ocupações secundaristas como a luta contra a reorganização escolar, contra o Escola sem Partido, a Reforma do Ensino Médio e a PEC do Fim do Mundo, os estudantes trouxeram outras reivindicações como a melhoria da estrutura em suas escolas.

“Quando começaram as ocupações pelo Brasil eu comecei a compreender mais ainda o que é essa tal educação pública que todo mundo diz que está sucateada”, relatou no filme a presidenta da UBES, que percorreu as escolas ocupadas na Primavera Secundarista.

A partir dos relatos dos secundaristas, o filme apresentou o dia a dia deles nas ocupações, seus medos, suas transformações, suas músicas, poesias e o legado que ficou dessa nova forma de protestar. A exibição emocionou os estudantes que, vibraram em diversos momentos e dessa forma inauguraram o maior Congresso da UBES de todos os tempos.

O 42º CONUBES segue até o dia 2 de dezembro, na Praça Universitária e Arena Goiânia. Acompanhe ao vivo pela página da UBES no Facebook.

Assista à entrevista com a diretora do filme Primavera, Ana Petta:

Por Natasha Ramos, de Goiânia