Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

A resistência continua: UBES convoca Jornada de Lutas de Março
22 de February de 2017
‘Fora Temer’ vira hit de carnaval
1 de March de 2017
Mostrar todos os posts

Confete, purpurina e ‘fora Temer’

Se o Brasil tem uma característica forte, é conseguir fazer piada e folia até de assuntos importantes. Neste Carnaval, blocos de diversos cantos do País mostram que não tem erro: as lutas de estudantes e trabalhadores também podem se misturar ao gliter, música e diversão. Se você é desses que pula Carnaval, mas não pula oportunidades de lutar por educação e democracia, fique de olho nos locais e datas:

SALVADOR (BA)

Bolinho de Estudante

blocos bolinho de estudante

Para mostrar uma nova forma de carnaval em Salvador, a União dos Estudantes da Bahia (UEB), a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) criaram o bloco Bolinho de Estudante. Os jovens saem no circuito Barra-Ondina sem uma corda que separe pagantes e não pagantes. “Fazemos uma pipoca irreverente”, explica Victor Santos, vice UBES da Bahia.

A folia é livre para todo mundo e não deixa de fora as bandeiras dos estudantes. “Vamos levantar as principais lutas da juventude. Para que o pessoal se anime, se engaje e se divirta”, diz Victor.

No terceiro ano seguido do bloco, os convidados são o MicroTrio de Ivan Huol e Márcia Castro

Ah, para quem não sabe, bolinho de estudante é o nome de um aperitivo baiano.

Quando? Domingo (26), a partir das 14h.
Onde? Circuito Dodô – Barra, em Salvador (BA).

Mais informações no evento

Filhos e Filhas de Marx

bloco filhos e filhas de marx

Em referência ao tradicional Filhos de Gadhi, o bloco Filhos e Filhas de Marx é quase o comitê da esquerda festiva de Salvador. Para mostrar que o Carnaval é a festa que une todas as tribos, o lema é: “A revolução é a festa do explorador e do oprimido”.

Este ano, os foliões ressaltam os 100 anos da Revolução Russa.

O bloco já saiu na semana da véspera do Carnaval, mas se juntará ao Mudança do Garcia na segunda (27).

Quando? Segunda (27), das 10h às 16h
Onde? no Feijão do Amilton, em Garcia, Salvador (BA)

Mais informações no evento 

OLINDA (PE)

Bloco seu Cuca da UNE e Folia da UMES

bloco seu cuca é nóis

“A cultura e a arte são nossas, a rua é nossa e vamos festejá-la!”. É assim que o bloco Seu Cuca É Nóis convida estudantes e festeiros para seu 13ª ano pelas ladeiras Olinda, junto com a 2º edição do UMES Folia. A realização é do CUCA Pernambuco, a UEP Cândido Pinto e a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES). O tema deste ano? Fora Temer – Diretas Já.

Quando? segunda-feira (27), à partir das 14h
Onde? Em frente à biblioteca de Olinda (PE)

Mais informações no evento

 

RIO DE JANEIRO (RJ)

Bloco Popular Fora Temer

bloco fora temer

Este é para o grito de Carnaval no Rio de Janeiro: “Nenhum direito a menos”. O bloco, criado coletivamente pelo Facebook, se apresenta: “Com muita música, suor e cerveja, a mobilização vai contar com blocos, partidos progressistas, coletivos culturais, movimentos de mulheres, negros e LGBTs; movimentos sociais sindicatos e todos aqueles que lutam por direitos já consagrados pela Constituição de 1988”. Dá para ensaiar a marchinha no youtube: “Larga o osso / Larga o osso / Deu um golpe de sujeira e tá atolado até o pescoço”

Quando? Sexta-feira (24), concentração às 17h
Onde? Cinelândia, no Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações no evento

SÃO PAULO (SP)

Bloco dos Sem Teto

bloco dos sem teto

A Frente de Luta por Moradia e a Central de Movimentos Populares vão colocar o bloco na rua para abrir o carnaval paulistano. Um carro de som vai contribuir para a animação e palavras de ordem.

Quando: sexta-feira (24), às 16h
Onde: av. São João, 588, São Paulo (SP)

Mais informações no evento 

Bloco do Tucanistão

bloco do tucanistao

“Venha bater panela com a gente”, convida o bloco paulistano, que ironiza o governo estadual do PSDB. A folia na rua Aurora, na República, será depois do carnaval e ainda não está agendada. Mas quem quiser participar já pode ensaiar o refrão, cantado desde 2014: “E o motivo todo mundo já conhece  É que se tem tucano / O sigilo aparece”.

Quando: ainda não agendado
Onde: rua Aurora, bairro República, em São Paulo (SP)

Mais informações no evento