Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Prepara: dia 30 de junho vai ser maior
26 de June de 2017
Estudantes confeccionam casinhas com PETs para proteger animais de rua
29 de June de 2017
Mostrar todos os posts

Cinco dias que estão mudando o Brasil

Esta sexta-feira, 30 de junho, é a próxima data de união e luta no Brasil pelo “Fora Temer” e “Diretas Já”, com greve geral e atos em todas as regiões. O grito “se empurrar o Temer cai” soa como uma realidade cada vez mais próxima para o movimento de resistência que tem vibrado ao longo de todo o ano no Brasil. Cada vez mais cheias, as manifestações têm feito pressão no Congresso e dificultado aprovação de reformas governistas.

Além da convicção de que o governo é ilegítimo e planeja reformas contrárias aos interesses da população, estão vindo à tona as evidências de corrupção praticadas por Michel Temer, desde 26 de junho denunciado pelo Supremo Tribunal Federal. Michel Temer é o primeiro presidente brasileiro acusado durante o exercício do cargo e o que tem a aprovação mais baixa das últimas três décadas.

Enquanto a hora de ir às ruas não chega, relembre a construção da luta no Brasil em 2017:

1) 8 de março: Mulher sem Temer

1_8marco2

Na tradicional marcha do Dia da Mulher, elas tomaram a dianteira da luta e escolheram o tema “Aposentadoria Fica, Temer Sai”.

2_8marco

Garotas e senhoras de todas as idades fizeram barulho no 8 de março para denunciar ameaças da reforma da previdência, que tinha acabado de ser enviada à Câmara e ainda era pouco conhecida da população.

2) 15 de março: Greve Geral

4_15m

A resistência começou a tomar grandes proporções no dia 15 de março, em um movimento não previsto pelos governistas e setores conservadores.

3_15marco

Depois do Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma da Previdência, organizado pelas centrais sindicais e frentes Brasil Popular e Frente Sem Medo, toda a população passou a conhecer os riscos da reforma proposta por Temer.

3) 31 de março: prepara 2ª Greve Geral

 5_31marco_rumo2grevegeral

Outro golpe, o de 1964, foi relembrado neste dia. “[O estudante morto durante a Ditadura Militar] Edson Luís continua presente nas nossas memórias. Aqui se respira luta e não aceitaremos um projeto que não foi aprovado nas urnas!”, discursou Fabíola Loguercio, diretora da UBES.

4) 28 de abril: 2ª Greve Geral!

7_28abril (2)

Essa entrou para a história como maior greve geral brasileira, com 35 milhões de trabalhadores mobilizados no País. A saída para a crise institucional por eleições diretas começou a ganhar muita força entre os manifestantes.

 

7_24maiobrasilia (2)

Os atos contaram com gente de todas as idades, um dia depois da reforma trabalhista ter sido aprovada pela Câmara e enviada ao Senado.

5) 24 de maio: Ocupa Brasília

8_24maiobrasilia

A capital federal parou depois que veio à público uma delação comprometedora para Michel Temer, em áudio da operação Lava Jato.

7_28abril

Pelo Fora Temer e Diretas Já, 150 mil ocuparam a Esplanada e resistiram à repressão policial. Dentro do Congresso, protestos também impediram avanço de reformas.

6) 30 de junho: Continua…

Dia 30 de junho vai ser maior. Confira mais informações e participe da greve geral!