Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Confira os locais de credenciamento do 42º Congresso da UBES
20 de November de 2017
Secundas se preparam para chegar ao 42º Congresso da UBES
22 de November de 2017
Mostrar todos os posts

ARTIGO: 20 de novembro não é para comemorar

Por Juliene Silva, secretária-geral da UBES

Hoje, 20 de novembro, não é o dia de abordar a escravidão com eufemismo, muito menos de postar texto bonitinho com “somos todos iguais”. Não é um daqueles dias para continuar sendo hipócrita, fingir que racismo não existe e falar de “consciência humana”. E, por favor, não é nosso aniversário para nos darem os parabéns. A data da morte de Zumbi não foi escolhida como Dia da Consciência Negra para nos parabenizar, mas sim para lembrar da luta negra, que ainda é diária.

Ser uma jovem negra na nossa sociedade é já nascer em um ambiente hostil, desde o espaço escolar, que promove nossa invisibilização e ignora o ensino da história e cultura da África, hoje previsto por lei. A escola permite que brancos contem a trajetória e sabedoria de seus ancestrais, enquanto a nós fica reservado um capítulo sobre a escravidão. Nem ao menos este período é contado pelo nosso ponto de vista ou de forma que demostre nossa resistência.

Além disso, desde cedo lidamos o tempo inteiro com uma visão racista-social que menospreza nossas características e nos relaciona apenas a espaços marginalizados. O que faz nós, negros, nos sentirmos inferiores. O que faz nós, meninas negras, nos sentirmos feias e rejeitarmos nossa aparência.

Junto a essas questões cotidianas que afetam nossa saúde mental, temos a luta por conquista de espaços que historicamente nos foram negados. Somos maioria nos presídios e nas periferias, mas minorias nas universidades. Ganhamos 36% menos que brancos e vemos nossos irmãos, país e filhos serem exterminados diariamente.

Diante de tudo isso, mesmo assim conseguimos nos olhar para além da lente do racismo, nos enxergar e entender que nossa sociedade foi construída sobre pilares de opressão, estrutura que ainda que se demonstra por meio do racismo institucional. E que é preciso, sim, entender e compartilhar toda a historia negra para nos empoderarmos a partir dela.

O dia 20 de novembro não é para comemorar. É para que você, não negro, reflita sobre seus privilégios. Para nós, negros, compartilharmos nossa história e nos erguermos contra essa estrutura social racista. Vivemos 338 anos de escravidão e depois 129 anos de opressão e isso precisa acabar.

“Povo preto unido, povo preto forte. Que não teme a luta, que não teme a morte.”